Ampliação do Rol


Ampliação do Rol

 

Foi publicado em 08/11/2017 no Diário Oficial da União a ampliação do rol de cobertura mínimas obrigatórias dos planos de saúde estabelecida pela ANS- Agência Nacional de Saúde que terá vigência à partir de janeiro de 2018 para todos os planos de saúde contratados a partir da entrada em vigor da Lei nº 9.656/98, ou seja, para os produtos regulamentados e para aqueles que foram adaptados à lei.

Essa norma trouxe ampliações superiores ao discutido em consulta pública, de 15 para 18 novos procedimentos.

Baseados nessa consulta pública, que trazia a inclusão de 15 novos procedimentos, dentre eles medicamentos e exames relacionados ao tratamentos de esclerose múltipla, oftalmológicos, cirurgias e em especial de tratamento do câncer, a Strategy Consultoria realizou um estudo de impacto em relação a inclusão dos novos procedimentos e também daqueles que sofreriam alteração de DUT (diretrizes de utilização) que poderiam gerar aumento das despesas assistências e constatamos que a estimava do impacto financeiro seria de 3,34%. Veja o estudo na íntegra: http://www.strategyconsultoria.com.br/?p=artigo_tecnico.php&id=9

Considerando o aumento da nova cobertura com esses 18 procedimentos, será necessário apurar a nova estimativa de impacto financeiro, porém, o impacto do novo rol poderá ser diferente para cada Operadora, pois, em cada caso será avaliada a frequência de utilização e valor dos procedimentos em relação ao perfil da carteira da operadora. A Strategy Consultoria está preparada para calcular esse impacto para cada um dos seus clientes, com poucas informações adicionais relacionadas ao valor negociado para remuneração destes novos procedimentos.


É importante ressaltar que é fundamental que as operadoras desde já iniciem a negociação da remuneração desses novos procedimentos com seus prestadores de serviços, objetivando menor custo e controle das despesas assistências.

Outra recomendação, é já orientar a equipe operacional acerca dessa ampliação e parametrizar os sistemas em relação aos procedimentos.


Lenisa Spinola
Consultoria
Strategy Consultoria Atuarial e Regulatória


Data do artigo: 09/11/2017