Artigos

Propostas dos planos acessíveis

Com o objetivo de debater com todos os interessados a proposta de criação dos Planos de Saúde Acessíveis encaminhada à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) pelo Ministério da Saúde, a ANS promoveu encontros para discutir o assunto e receber propostas sobre o tema
Veja Mais

Bons Resultados dependem de Precificação Adequada

Os problemas econômicos enfrentados pelas Operadoras que levam a intervenção da ANS são advindos de diversos fatores, mas bons resultados operacionais podem reverter este cenário.
Veja Mais

Ferramenta do Google já identifica câncer melhor que os médicos

Cada vez mais o Google vem trabalhando em tecnologias capazes de auxiliar médicos a diagnosticarem doenças em seus pacientes.
Veja Mais

Vendas on-line

O mercado de vendas on-line é uma realidade mundial e está entre um dos mais vantajosos, movimentando somas incríveis no Brasil. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) regulamentou a venda de planos de saúde por meio de plataformas digitais, como portais de internet e aplicativos disponíveis para smartphones. As operadoras têm que seguir as mesmas normas quanto à divulgação de informações sobre os produtos disponíveis e aos documentos necessários para a contratação.
Veja Mais

Existe possibilidade de aumento na receita?! (Parte II)

No informativo do dia 27/04/2017 foi publicado a coluna conta ponto com a primeira parte desse artigo. Mantendo o intuito de destacar ações que possam ser avaliadas em busca de novas formas para aumentar a receita das Operadoras de Planos de Saúde, destacamos mais algumas e seus respectivos objetivos...
Veja Mais

Dados Cadastrais versus Suspensão de Planos: Correlação Possível?

No último dia 02/06, a ANS anunciou a suspensão da venda de 38 planos de saúde. De acordo com o relatório divulgado pela agência, um total de 14 operadoras estão com planos suspensos para comercialização.
Veja Mais

Situação Econômico - Financeiro do Setor de Saúde Suplementar

O momento econômico que o país apresentou até ano de 2016 produziu impactos relevantes no setor de saúde suplementar, com atenção para a queda de beneficiários no período. No segmento das operadoras médico-hospitalares, em dezembro de 2016, houve uma queda de 2,8% na quantidade de beneficiários em relação ao mesmo período do ano de 2015, já para as operadoras exclusivamente odontológicas, a quantidade de beneficiários neste período apresentou uma alta de 3,8%.
Veja Mais

Planos Odontológicos: Das oportunidades aos desafios

Em outros artigos, comentei acerca do crescimento dos planos exclusivamente odontológicos em meio à crise do país, contudo, mesmo acreditando que o segmento deve continuar crescendo, é necessária certa atenção a possíveis desconfortos futuros.
Veja Mais

Impacto da Judicialização no Setor de Saúde

No último dia 29/05 a Abramge realizou o 2º Congresso Jurídico, em que foi discutido o impacto da judicialização no setor de saúde pública e também no setor de saúde suplementar.
Veja Mais

Porque a atenção primária, médico de família é um ótimo negócio ?

Pautada na estratégia de saúde da família, um novo modelo de atendimento que tem como premissa uma medicina mais humanizada e principalmente de gestão de saúde que no longo prazo faz com que complicações provocadas por doenças crônicas sejam adiadas.
Veja Mais

Workshop Ativos Garantidores: IN DIOPE 54/17 Autorização Prévia Anual

No dia 9 de maio de 2017 a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) organizou, em parceria com a Associação Brasileira de Planos de Saúde (ABRAMGE) o “Workshop Ativos Garantidores: IN DIOPE 54/17 Autorização Prévia Anual”.
Veja Mais

O Caminho da Sustentabilidade

Raquel Marimon (Presidente Strategy) foi entrevistada pela Revista Visão Saúde (nova publicação editorial da Abramge, do Sinamge e do Sinog) para expor sua opinião sobre "O caminho da sustentabilidade da Saúde Suplementar no país" , confira esta matéria.
Veja Mais

É preciso racionalizar o consumo do plano de saúde

Sabemos que os recursos das empresas e dos clientes de planos de saúde estão cada vez mais escassos, e em contrapartida os custos da saúde aumentam estrondosamente a cada ano, acima da inflação geral.
Veja Mais

Reajuste – Reflexo da precificação

O último dia 02 de maio foi data limite para que as operadoras divulgassem aos seus clientes de contratos coletivos via portal o percentual do reajuste a ser aplicado aos pertencentes do pool de risco.
Veja Mais

Existe possibilidade de aumento na receita?! (Parte I)

Encontramos-nos em um determinado momento que pensar apenas em controle e redução de custos não é o suficiente para sustentação da Operadora, precisamos de mais. Não é novidade que a Saúde Suplementar no Brasil entrou em colapso, e por isso existe uma grande preocupação de todos os envolvidos neste mercado.
Veja Mais

Planos Odontológicos x Crise Econômica

Os planos odontológicos estão na contramão da crise econômica. Em comparação aos planos de saúde, que em Fevereiro de 2016 apresentaram uma baixa de 1,3 milhão de vínculos, no mesmo período, o mercado de planos exclusivamente odontológicos apresentou uma alta de aproximadamente 1,4 milhão de novos vínculos.
Veja Mais

Obama Care X Trump don’t Care

No mês de março deste ano acompanhamos um importante movimento na regulamentação da saúde americana. Temos tido o privilégio de estudar o assunto ao longo dos últimos anos, com visitas as ACOs – Afordable Care Organizations, ao centro de criação da própria regulamentação Obamacare, na Universidade de Saúde Pública de Harvard, entre outras pesquisas e visitas de campo realizadas.
Veja Mais

O crescimento da Medicina de Grupo

Na contramão do mercado de saúde e da queda de emprego, as operadoras de modalidade de medicina de grupo apresentaram crescimento.
Veja Mais

Diferenças Regionais do Custo Médio por Internado

Os valores das mensalidades dos planos de saúde são definidos com base nos montantes de despesas que a operadora irá assumir para a devida prestação do serviço de assistência à saúde contratado.
Veja Mais

Ampliação nas Regras de Portabilidade

Como parte do projeto de estimular a concorrência do mercado, a Agência Nacional de Saúde através do Comitê de Regulação da Estrutura dos produtos está revisando as regras de Portabilidade. A primeira resolução é de 2009 e dispunha que somente os beneficiários de planos individuais poderiam portar suas carências, atendendo os requisitos da norma. Em 2011 a norma foi atualizada e ampliou a possibilidade para os planos coletivos por adesão. O prazo para exercer a portabilidade, antes limitado a 2 meses (no ano), foi ampliado para 4 meses, regra vigente até então.
Veja Mais

Pool de Risco - Artigo II

Na última semana o abordamos em nossa coluna semanal o assunto do pool de risco e ainda sobre esse tema, tenho algumas colocações que julgo importante se atentarem.
Veja Mais