Notícias

Medicina preventiva e a importância da parceria entre médico e laboratório

Esse mês conversamos com Alessandro Ferreira, Vice-presidente Comercial e Marketing do Grupo Hermes Pardini sobre o tema Medicina de Precisão. Diferentemente da abordagem da medicina tradicional, na medicina de precisão é possível mapear tendências de desenvolvimento de patologias, bem como a sensibilidade a medicamentos, a partir de avaliações genéticas, epigenéticas e de outras variáveis ambientais. Isso possibilita uma conduta médica personalizada, e uso de medicamentos específicos para o tratamento individualizado do paciente. 


Veja Mais

Nova norma protege o consumidor

Certamente, o tema mais falado ao longo do ano no setor de saúde brasileiro é sobre planos com franquia e coparticipação. Não é para menos. Debatido há muito pelos diferentes agentes do mercado, um maior conhecimento e disseminação de outras modalidades de planos devem representar ganho de eficiência e serem importantes pilares na garantia da sustentabilidade do sistema – ameaçada pela escalada crescente dos custos que ocorre por uma série de fatores – e do acesso por parte do consumidor.


Veja Mais

COM BAIXA IMUNIZAÇÃO, CRESCEM CASOS DE MORTE POR FEBRE AMARELA

Óbitos se concentram na região Sudeste, onde, antes, o vírus pouco circulava.
O número de mortes por infecções de febre amarela teve leve aumento este mês segundo o novo boletim epidemiológico do Ministério da Saúde.


Veja Mais

Consultas públicas em andamento

Confira os temas das consultas que estão abertas para recebimento de contribuições

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) está realizando consultas públicas a fim de colher sugestões e contribuições sobre a regulação do setor de planos de saúde.


Veja Mais

ANS orienta sobre PEA e compartilhamento de riscos

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou recentemente duas resoluções normativas voltadas à viabilização de operações do setor de planos de saúde, com atenção especial às operadoras de pequeno e médio porte: a primeira regulamentou o compartilhamento da gestão de riscos, criando mecanismos para oferta de planos, apoio de rede e constituição de fundos entre operadoras; a segunda instituiu o Programa Especial de Escala Adequada (PEA), oportunizando a saída ordenada de operadoras pequenas e médias sem condições de se manterem no mercado.


Veja Mais

Assistente virtual: mais do que um robô, um aliado no atendimento ao paciente

O uso de inteligência artificial ganha cada vez mais força. Segundo pesquisa realizada pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, a tecnologia será tão eficiente quanto a mente humana até 2050.  De acordo com especialistas, os computadores já estão começando a assimilar informações a partir de dados coletados, da mesma forma que crianças aprendem com o mundo ao seu redor. Assim, empresas de todos os setores e portes estão sendo transformadas com ganho de agilidade e redução de custos.


Veja Mais

Consulta Pública colherá sugestões sobre o processo de revisão do Rol de Procedimentos

Documentos estão disponíveis no portal da ANS; contribuições poderão ser enviadas de 19/07 a 17/08.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) disponibilizou em seu portal na internet os documentos relativos à Consulta Pública nº 69, que trata do processo de atualização do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde. 


Veja Mais

Nota da ANS

Veja posicionamento sobre normativa de coparticipação e franquia 

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) informa que foi notificada da decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) de suspender a Resolução Normativa nº 433, que regulamenta as regras de coparticipação e franquia nos planos de saúde. 


Veja Mais

ANS realiza consulta pública para discutir Fator de Qualidade

Objetivo é propor mudanças nas regras, incluindo alteração dos critérios para aplicação do indicador.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) disponibilizou em seu portal na internet os documentos relativos à Consulta Pública nº 70, que propõe mudança nas regras do Fator de Qualidade (FQ). 


Veja Mais

Modelo atual de gestão em saúde terá que ser revisto

Empresas brasileiras precisam se preparar para enfrentar um grande desafio na saúde privada; mercado já aponta alternativas possíveis.

As empresas brasileiras vão ter que rever seu modelo de gestão em saúde muito em breve. O mercado tradicional de operadoras de saúde brasileiro tende a enfrentar um grande desafio em poucos anos.


Veja Mais

Entenda mais sobre Saúde Baseada em Valor

Tratamentos excessivos gerados por incentivos indevidos, custos e orçamentos descontrolados, dados desorganizados, falta de acompanhamento longitudinal do paciente. Esses são alguns dos tópicos que sempre vêm à tona nos sistemas de saúde quando falamos no modelo baseado em serviço.


Veja Mais

Doença sexualmente transmissível pouco conhecida se alastra e alarma médicos por resistência a antibióticos

Infecção bacteriana mycoplasma genitalium causa dores, secreções e, no caso das mulheres, pode levar à infertilidade.


Veja Mais

Feriado municipal em Recife

Não haverá expediente no Núcleo PE na próxima segunda-feira, 16/07

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) informa que não haverá expediente no Núcleo da Agência em Recife (PE) na próxima segunda-feira, 16, em função do feriado de Nossa Senhora do Carmo.


Veja Mais

Startups de saúde já levantaram US$ 15 bilhões este ano

Citamos ontem em entrevista como o mercado precisa ser cauteloso na “descoberta” de novos produtos, e manter a segurança do paciente sempre em primeiro lugar. Muitos acreditavam que o escândalo da Theranos poderia esfriar os investimentos e despertar dúvidas em relação às healthtechs. Pelo contrário, até agora, 2018 tem sido um grande ano para as startups de saúde.


Veja Mais

Proteção de dados e a saúde no Brasil

Falar sobre como a tecnologia e as diferentes relações no ambiente digital mudaram, continuam evoluindo e transformam os diferentes setores já não é novidade. Não é novo também lembrar de como as tecnologias facilitam a rotina e a eficiência das diferentes áreas e serviços. Contudo, por mais que esses avanços tenham impacto direto em nosso dia a dia, a maior disseminação e melhor uso de diversas ferramentas sempre esbarrou em uma questão crucial: a segurança dos dados.


Veja Mais

Mensurar resultados de treinamento é tão importante quanto investir em qualificação

De acordo com a PwC, apenas 13% das empresas mensuram essas ações.

A forma mais inteligente de engajar e reter talentos nos negócios e, consequentemente, melhorar seus serviços é investir em pessoas. Quanto mais investimento houver para o desenvolvimento e crescimento dos colaboradores, maior será a vontade deles de se aplicarem e mais valorizados eles se sentirão para realizar as atividades diárias.


Veja Mais

COMO OS HOSPITAIS ESTÃO REDUZINDO ERROS MÉDICOS

Países ricos vêm tomando emprestado técnicas de dois setores: de manufatura e aviação

Quando sofreu um aneurisma cerebral em 2004, Mary McClinton foi admitida no Virginia Mason Medical Center em Seattle (EUA). Ao ser preparada para ser submetida a um raio X, a mulher, de 69 anos, recebeu uma injeção com um contraste que realça os vasos sanguíneos, mas com clorexidina, um antisséptico.


Veja Mais

Setor de Dispositivos Médicos cresceu 3,4%, no primeiro trimestre do ano, segundo Boletim ABIIS

A segunda alta consecutiva já significa uma retomada do setor, com emprego também em recuperação

O índice de consumo de Dispositivos Médicos - que inclui materiais, suprimentos, equipamentos para o setor de saúde, além de reagentes, próteses e implantes e reflete o comportamento do mercado brasileiro de produtos para a saúde - teve crescimento de 3,4%, no primeiro trimestre do ano, em relação ao mesmo período de 2017.


Veja Mais

Audiência Pública: Reajuste de planos de saúde

Confira mais informações sobre as inscrições e participação na atividade

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou nesta terça-feira (10/07), no Diário Oficial da União (DOU), edital com as regras para participação na Audiência Pública nº 10, que vai debater o reajuste de planos individuais.


Veja Mais

Foco na prevenção

Na última semana, divulgamos a “Projeção das despesas assistenciais da saúde suplementar” que acende uma luz de alerta para o setor apontando que as operadoras de planos de saúde devem gastar R$ 383,5 bilhões com assistência à saúde de seus beneficiários em 2030. Esse valor representa um aumento de 157,3% em relação ao registrado em 2017. No intuito de gerar subsídios para a mudança efetiva no setor, uma de nossas missões é justamente dar visibilidade aos temas caros ao segmento para que beneficiários de planos de saúde e os diversos agentes do setor percebam a importância de se debater o tema.


Veja Mais

Segundo operadoras, plano de saúde com franquia deve baratear mensalidade

Ampliar o uso da cobrança de coparticipação ou de franquia nos planos de saúde é um dos caminhos para baratear as mensalidades. É este o principal argumento defendido pelas empresas do setor em relação às novas regras para os convênios particulares divulgadas nesta quinta-feira (28) pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).


Veja Mais