Notícias

DISPUTAS AMEAÇAM SUSTENTABILIDADE DO SETOR DE SAÚDE NO BRASIL

Há cerca de dois anos, uma denúncia anônima levou o promotor de Justiça Fernando Rodrigues Martins, do Ministério Público de Minas Gerais, a dar início a uma investigação contra seis hospitais particulares de Uberlândia. A acusação era que as instituições estavam fazendo cobranças abusivas e registrando lucros expressivos em medicamentos utilizados pelos pacientes internados. 


Veja Mais

Setor de saúde em transformação

Novas ferramentas geram inteligência e soluções para melhor utilização dos recursos, redução dos desperdícios, entrega de melhores resultados e acesso a assistência mais assertiva


Veja Mais

Uma boa razão para bem delimitar o hospitalista: definição do core business, da “sacada” do negócio.

Tenho visto apresentações ou textos usando o termo hospitalista de diversas formas. Observei, somente nos últimos meses, referirem-se à:

Hospitalista de enfermaria
Hospitalista intercorrentista...


Veja Mais

CUIDADOS BUCAIS DEVEM COMEÇAR NA GESTAÇÃO

Na Paraíba, mais de 359,6 mil pessoas não têm os dentes, segundo a última Pesquisa Nacional de Saúde (PNS). Além da estética e até mesmo interferência na autoestima, essa situação pode levar a problemas na digestão e até na articulação da mandíbula. 


Veja Mais

ANS participa do seminário “A saúde suplementar na visão do STJ”

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) participará, em 24/10, do seminário “A Saúde Suplementar na visão do STJ”, promovido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e com a própria agência reguladora.


Veja Mais

O que os pacientes realmente querem e por que as empresas de saúde devem se importar

A Experiência do Paciente (PX) merece atenção: as mudanças nos modelos financeiros da saúde estão levando a um maior poder de escolha do paciente.


Veja Mais

Hospital referência da zona oeste de São Paulo implanta nova UTI diferenciada.

Com 40 anos de experiência e pensando minunciosamente em cada detalhe para o conforto e segurança de seus pacientes, o Hospital Albert Sabin implanta sua nova UTI.


Veja Mais

Ressarcimento: Prorrogado prazo de impugnação do 71º ABI

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) informa que o prazo para apresentação de impugnação referente às notificações do 71º Aviso de Beneficiário Identificado (ABI) foi prorrogado para o dia 8 de novembro de 2018,


Veja Mais

Inteligência artificial deve levar a Dasa ao exterior

São Paulo – No comando da Dasa, maior rede laboratorial da América Latina, Pedro de Godoy Bueno – herdeiro de Edson Bueno, fundador da Amil, morto em 2017 – sabe exatamente em qual direção quer seguir com a companhia, independentemente das questões eleitorais ou econômicas. 


Veja Mais

Planos odontológicos seguem em ritmo acelerado

Divulgada esta semana, a nova edição da Nota de Acompanhamento de Beneficiários (NAB) apontou que o total de beneficiários de planos médico-hospitalares registrou ligeira variação positiva de 0,1% entre julho deste ano e o mesmo mês de 2017, o que representa 55,1 mil novos vínculos firmados nesse período.


Veja Mais

Nordeste é a região que mais cresce em número de beneficiários

Acabamos de divulgar a nova versão da Nota de Acompanhamento dos Beneficiários (NAB) que mostra que o total de beneficiários de planos médico-hospitalares voltou a registrar ligeira variação positiva de 0,1% entre julho deste ano e o mesmo mês de 2017, o que representa 55,1 mil novos vínculos firmados nesse período. 


Veja Mais

Nota sobre Resolução nº 02/2018 da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED)

 

No último dia 23 de agosto, a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) publicou a Resolução nº 02/2018, que enquadram algumas práticas do setor de saúde como infrações, sendo a mais relevante para os prestadores de serviços de saúde aquela relacionada à cobrança, por determinado medicamento, de valor superior àquele pelo qual o medicamento foi adquirido


Veja Mais

Visitar uma farmácia já tem novos significados para os consumidores

A ida de consumidores a uma farmácia já não é mais necessariamente por causa de uma condição física. Hoje em dia é possível encontrar nas lojas diversos tipos de produtos, como cosméticos, higiene pessoal, conveniência, alimentos etc.


Veja Mais

Conheça seis hábitos capazes de reduzir o risco de câncer de mama

Práticas saudáveis são, comprovadamente, formas simples de diminuir a probabilidade de desenvolvimento da doença


Veja Mais

Estudo traça o perfil da saúde do idoso

Um estudo divulgado pelo Ministério da Saúde nessa segunda-feira, em Brasília, mostrou que 69,3% dos idosos brasileiros sofrem de pelo menos uma doença crônica. Na ordem, os cinco diagnósticos mais frequentes, são hipertensão, dores na coluna, artrite, depressão e diabetes. 


Veja Mais

Despesa com convênio médico compromete orçamento de metade da população brasileira

Pagar um convênio médico está cada vez mais difícil. É o que mostra uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas).


Veja Mais

Qualicorp cai quase 30% e perde R$ 1,4 bilhão em valor de mercado

Movimento foi resposta a acordo de não competição que envolve pagamento de R$ 150 milhões a presidente da empresa


Veja Mais

Setor mostra preocupação com modelos de pagamento

Como já aconteceu muitas vezes ao longo de nossos 11 anos de trabalho em prol do aperfeiçoamento do setor, ficamos bastante contentes em perceber a repercussão e evolução positiva de temas que sempre buscamos pautar em nossa atuação. Importante ver que, finalmente, o setor começa a tomar mais medidas e ampliar as alternativas sobre modelos de pagamentos para os prestadores de serviço na cadeia de saúde suplementar.


Veja Mais

A aposta bilionária de Zuckerberg na saúde

Todo mundo já parou para ler sobre os passos da Apple, Google e Amazon no setor de saúde.

Mas e o Facebook?


Veja Mais

José Luiz Setúbal, herdeiro do Itaú, investe na Amparo, startup de saúde que oferece médico de família

A Amparo, primeiro centro de saúde por assinatura do país, é o mais novo investimento do médico José Luiz Setúbal, pediatra do hospital Sabará, criador da Fundação José Luiz Egydio Setúbal, um dos braços assistenciais do hospital — além de um dos acionistas do banco Itaú.


Veja Mais

OPME: uma questão ética, técnica e econômica

Os custos em saúde vêm crescendo por diversos motivos. Entre eles podemos citar: o incremento de novas tecnologias médicas, aumento da solicitação de exames complementares, envelhecimento da população, entre outros. Há uma tendência à continuidade do aumento dos custos nos próximos anos, o que impacta diretamente na equação de custos sobre as receitas do governo e das operadoras de saúde suplementar.


Veja Mais