Notícias

ANS realiza nova reunião do COTAQ para discutir o Fator de Qualidade

Modelo atual será mantido em 2018, mas Comitê discute reestruturação
Veja Mais

ANS suspende venda de 31 planos de saúde de 10 operadoras

Medida protege 167,7 mil beneficiários; outros 27 planos estão sendo reativados após comprovarem melhoria no atendimento
Veja Mais

Portabilidade extraordinária para beneficiários da Associação Vasco da Gama

Medida traz segurança para os consumidores
Veja Mais

2017 – DIOPS-XML Cadastral – Alteração no envio de informações cadastrais

Esquemas XML e DIOPS Client atualizados
Veja Mais

Como calcular VALOR em modelos de pagamento baseado em valor

A discussão sobre Pagamentos Baseado em Valor (PBV) está cada vez mais presente nos eventos de saúde no Brasil.
Veja Mais

Lei criada para aumentar arrecadação de municípios pode afastar das pequenas cidades as empresas de planos de saúde, entre outras

CNseg e CONSIF movem Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a lei complementar Nº 157/2016
Veja Mais

Por que os planos de saúde são caros?

Durante milênios se viviam poucos anos em média, com expectativa de vida ao nascer abaixo de 40 anos. A longevidade começou a aumentar na Grã-Bretanha no final do século 19, em virtude do progresso material daquela sociedade. Mas não se confunda baixa expectativa de vida com chance nula de atingir idade elevada. Sócrates, há 25 séculos, condenado a tomar cicuta, morreu anos aos 70 anos de idade.
Veja Mais

O impacto da tecnologia em saúde

A transformação digital pode ser considerada mais complexa nos cuidados de saúde do que em qualquer outra indústria. Mas esse é o momento do setor de saúde pensar não apenas na experiência digital, mas começar a planejar como alcançar esse estado digital.
Veja Mais

Qualicorp terá de limitar a 2% multa para mensalidades de plano de saúde atrasadas

A empresa deve informar sobre a limitação da multa moratória em seus boletos a partir de sexta-feira
Veja Mais

Relator desiste de aumento escalonado de planos de saúde após os 60 anos

Após pressão de operadoras e entidades de defesa do consumidor, o deputado Rogério Marinho (PSDB-RN), relator do projeto que modifica a Lei dos Planos de Saúde, retirou nesta terça-feira, 28, o artigo que permitia reajuste de mensalidade depois dos 60 anos. Atualmente, esse aumento não é permitido na legislação.
Veja Mais

Orientações para envio do SIP

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) informa que o envio dos arquivos do SIP – Sistema de Informações de Produtos – deve ser realizado através do Portal Operadoras. Está mantido o prazo de 30/11/2017 para o envio dos arquivos relativos ao 3º trimestre/2017. Assim como para os demais sistemas cadastrados, inicialmente apenas o Representante Legal está cadastrado para efetuar o envio do SIP. Para que outros usuários possam realizar o envio, o representante deve fazer login no Portal, acessar o ADMP-Operadora e conceder acesso aos usuários básicos ou ao usuário administrador.
Veja Mais

Padrão TISS:

Manutenção finalizada e novo prazo para envio de dados
Veja Mais

Gestão de riscos e segurança em saúde

Com o avanço da tecnologia e o surgimento da medicina do século XXI, aconteceu uma revolução no papel dos hospitais. Eles deixaram de ser um local onde os doentes eram levados para morrerem, e se transformaram num local de tratamento de enfermidades e promoção da saúde. Esta mudança de paradigma resultou em aumento das expectativas dos pacientes e familiares em relação à qualidade dos serviços hospitalares e, portanto, os riscos de não serem satisfatoriamente atendidos. O desafio dos gestores agora é determinar até que ponto é possível aceitar estes riscos bem como definir, como isso pode interferir no esforço para gerar valor às partes interessadas – stakeholders.
Veja Mais

ANS debate temas prioritários do Padrão TISS

Grupos técnicos ligados ao COPISS se reuniram na última semana
Veja Mais

Sua Saúde: saiba mais sobre Dispositivos Médicos Implantáveis

Material alerta para a necessidade de participação do paciente na tomada de decisão antes e após o implante de DMI
Veja Mais

Saúde suplementar em debate

Encontro ANS Norte e Centro-Oeste reúne agentes do setor em Manaus
Veja Mais

Novo medicamento para câncer de bexiga gera menos efeitos colaterais que quimioterapia

Pembrolizumabe é indicado para pacientes com estágio avançado da doença e que não apresentam resultados com outros tratamentos
Veja Mais

302,6 mil mortes que poderiam ser evitadas

Ontem lançamos o primeiro Anuário da Segurança Assistencial Hospitalar no Brasil, produzido por nós e pela Faculdade de Medicina da UFMG, que aponta dados alarmantes na qualidade assistencial. Entre os números do estudo, o que mais se destaca é a morte de 829 brasileiros todos os dias em decorrência de condições adquiridas nos hospitais.
Veja Mais

Brasil testa novo tratamento contra refluxo

O novo método é uma terapia pouco invasiva que pode substituir a cirurgia e os medicamentos. O tratamento consiste em uma sessão de 30 minutos de ondas de rádio que são direcionadas para o músculo entre o estômago e o esôfago, fortalecendo a estrutura (iStockphoto/Getty Images).
Veja Mais

Oficinas chegam a Belo Horizonte e Fortaleza

Depois de passar por Goiânia, Belém, Rio de Janeiro e Curitiba, o Encontro para Esclarecimentos sobre Qualificação e Fator de Qualidade chega a Belo Horizonte nesta quarta-feira (22/11) e a Fortaleza (29/11). A iniciativa é uma parceria entre a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e a Federação Brasileira de Hospitais (FBH) e tem como um dos objetivos divulgar o Programa de Qualificação dos Prestadores de Serviços de Saúde (Qualiss).
Veja Mais

A cada 5 minutos, três pacientes morrem nos hospitais por erros

Primeiro Anuário da Segurança Assistencial Hospitalar no Brasil, produzido pelo IESS e UFMG, indica que eventos adversos matam mais do que o câncer no Brasil
Veja Mais