Notícias

Maior profissionalização do setor

Desde a criação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), no ano 2000, o setor de saúde suplementar passa por um processo de maior estruturação e consolidação, com as devidas adequações na legislação por parte do órgão regulador. Há uma série de instrumentos criados pela agência com o objetivo de implementar ações para eventuais problemas das operadoras de planos de saúde.
Veja Mais

Medicamentos terão um dos menores reajustes de preço dos últimos 13 anos

Estimativa feita pela INTERFARMA sugere que apenas em outras duas ocasiões o reajuste foi tão baixo
Veja Mais

Manutenção programada no dia 14/02

No dia 14/02, quarta-feira de cinzas, ficarão indisponíveis os serviços de transmissão de arquivos pelas operadoras para a ANS, das 12h até o final do dia, em razão da necessidade de manutenção programada na infraestrutura de TI.
Veja Mais

ANS aprimora processo para alteração de redes assistenciais

Sistema online dará celeridade ao procedimento, garantindo ao beneficiário a cobertura contratada
Veja Mais

Norma da ANS é reforçada por decisão do STF

Informação sobre o motivo da negativa de cobertura já havia sido regulamentada pela Agência
Veja Mais

Portabilidade extraordinária de carências

Medida traz proteção para beneficiários da operadora COMSEDER
Veja Mais

STF reconhece constitucionalidade do marco regulatório e reforça papel da ANS

Decisão garante segurança aos beneficiários e previsibilidade ao setor de planos de saúde
Veja Mais

Comunicado sobre Alteração de Rede Hospitalar

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) informa que a partir da publicação da Instrução Normativa nº 54, nesta quarta-feira, 07, as operadoras já podem enviar os seus pedidos de redimensionamento de rede (por redução ou substituição de entidade hospitalar) por meio eletrônico, no Espaço da Operadora.
Veja Mais

Saúde: a importância de se investir na segurança da informação dos pacientes

Quando se fala em Saúde, logo se pensa em medicamentos, tratamentos, atendimento médico ou qualidade de vida. Dificilmente nos vem à mente questões relacionadas à segurança de dados de pacientes. Porém, segundo pesquisa realizada pela KPMG, 81% dos executivos de organizações ligadas à Saúde afirmaram que as suas empresas já sofreram ataques virtuais. Somente metade dos gestores entrevistados se sentia preparado para proteger a instituição de futuros ataques e 39% afirmaram não possuir mecanismos confiáveis em segurança da informação para se prevenir de futuras invasões.
Veja Mais

Estudo aponta melhorias nos critérios de fiscalização da ANS

Como já vimos aqui, especialistas das operadoras de planos de saúde afirmam que o elevado nível de intervenção por parte da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) acaba onerando demasiadamente o setor como um todo, já que os critérios estabelecidos estão sujeitos à interpretação dos fiscais de saúde afetando diretamente nas tomadas de decisão, melhoria e expansão do serviço oferecido.
Veja Mais

NOVAS REGRAS PARA MEI CONTRATAR PLANO DE SAÚDE JÁ ESTÃO VALENDO

Microempreendedores individuais precisam comprovar formalização por seis meses
Veja Mais

Inca diz que expectativa é de 1,2 milhão de novos casos de câncer no país entre 2018 e 2019

Em cada 10 casos, três estão relacionados a hábitos como tabagismo, consumo de álcool, sedentarismo, obesidade e exposição excessiva ao sol.
Veja Mais

Relatório Europeu diz que Saúde funciona melhor sem políticos ou agências de financiamento

Euro Health Consumer Index 2017 cita exemplo holandês, liderado por médicos e organizações de pacientes
Veja Mais

Automedicação no Brasil

É muito comum que as pessoas mantenham uma farmácia particular com remédios para lidar com questões como dor de cabeça, resfriado, coriza e outros. No entanto, a automedicação pode se tornar um problema quando vira rotina e pode desencadear consequências graves para saúde.
Veja Mais

Ministério da Saúde lança editais de registro de preços para órteses e próteses

FenaSaúde ressalta importância da medida para a Saúde Suplementar, após o escândalo da ‘Máfia das Próteses’
Veja Mais

Oncologia: ANS estimula melhorias no tratamento contra o câncer

Ampliação de coberturas no Rol de Procedimentos e projeto OncoRede são algumas das medidas recentes voltadas aos beneficiários de planos de saúde
Veja Mais

Impugnações relativas ao 66º ABI - Prorrogação de prazo

OMS alerta sobre resistência generalizada a antibióticos

Entre as mais frequentes estão as bactéria que causam infecção urinária e pneumonia
Veja Mais

Sudeste tem mais operadoras com problemas financeiros

Divulgamos esta semana o Texto para Discussão 68 - Regimes de Direção e de Liquidação Extrajudicial: uma análise a partir das Resoluções da ANS no período 2000-2017. A pesquisa inédita baseia-se nos dados Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e faz um levantamento dos regimes de direção fiscal de operadoras de saúde (OPS) no país, apontando 829 instaurações de regimes de direção no período analisado, sendo que muitas foram recondução de regimes vigentes.
Veja Mais

BRASIL ENVELHECE MAIS RÁPIDO QUE OUTROS PAÍSES

A preocupação de especialistas com a reforma da Previdência é baseada em uma realidade inevitável: o Brasil está envelhecendo. Segundo dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), 5,4% da população brasileira tinha mais de 65 anos no ano 2000. Em 2013, último dado disponível, esse percentual tinha saltado para 8,9%. Na avaliação de economistas, esse fenômeno deve ganhar mais fôlego nos próximos anos. O País, hoje o sétimo mais jovem de um grupo de nações acompanhadas pela OCDE, passará a figurar entre os que têm mais idosos.
Veja Mais

NECESSIDADE DE ATUALIZAÇÃO DA SAÚDE SUPLEMENTAR

O novo cenário que se configura com o envelhecimento da população trará mudanças na demanda e no perfil dos beneficiários dos planos de saúde.
Veja Mais