Notícias

Diana Nole: Inteligência Artificial e recursos de apoio à decisão clínica são superpoder para os profissionais da saúde

A adoção desse tipo de soluções leva a decisões mais assertivas dos médicos
Não é novidade que a inteligência artificial – capacidade de máquinas tomarem decisões e aprenderem padrões - tem impactado o dia a dia de todos e provocado mudanças disruptivas nos mais diversos setores. 


Veja Mais

Caça à fraude

A detecção de fraude nas diferentes modalidades de seguro é um desafio mundial devido à variedade nos padrões dessas práticas que dificultam na criação e atualização de ferramentas que identificam práticas abusivas não só no setor de saúde, mas nos demais mercados de seguros.


Veja Mais

AVALIAÇÃO NA MEDICINA

É preciso haver um exame obrigatório para exercer a profissão
O reconhecimento e a credibilidade do exame do Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo), designado para avaliar o desempenho dos médicos recém-formados, ganham força a cada ano. 


Veja Mais

TI ganha status na Saúde e passa a ser parte da estratégia de negócio

Até poucos anos atrás, o departamento de tecnologia da informação nas instituições de Saúde era acionado apenas quando havia pane nos sistemas, sendo visto como um mero centro de custos. Gustavo Pereira, líder de healthcare na everis Brasil, defende que apesar de ainda concentrar atividades de suporte ao usuário dentre sua oferta mais básica, a TI começa a migrar do trabalho puramente técnico para ser vista, finalmente, como parte da estratégia do negócio.


Veja Mais

VEJA Saúde: Quanto falta para o exame de sangue que detecta câncer?

O ‘VEJA Saúde’ traz as últimas novidades sobre a detecção precoce e explica a importância dos exames de rotina.

Um dos pontos mais importantes para o sucesso do tratamento de qualquer tipo de câncer é o diagnóstico precoce. Mesmo quando um tumor é detectado bem cedo, com um centímetro, por exemplo, já s​ignifica que são​ milhões de células malignas.


Veja Mais

Conheça a adenomiose, problema ginecológico mais doloroso que o parto

Apesar de não ser muito conhecida, doença pode acometer uma em cada dez mulheres no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS)
A endometriose, doença caracterizada pelo crescimento do endométrio (tecido que reveste o útero) para fora do órgão é um problema já conhecido pelas mulheres.


Veja Mais

Gestão do amanhã: a digitalização do setor de saúde

Nos dias 31/05 a 03/06 tive a oportunidade de participar da edição do Saúde Business Fórum deste ano em Comandatuba/BA. Neste grande encontro de líderes da Saúde e, consequentemente, palco de grandes discussões e ideias, gostaria de refletir um pouco sobre uma das apresentações (dentre outras) que me chamou a atenção.


Veja Mais

Jornada do paciente: os segredos para um atendimento de qualidade

Com a transformação digital e a mudança de perfil das pessoas, mais bem informadas, exigentes e conectadas, as instituições de Saúde precisam de um novo olhar para o atendimento. Entra em cena a jornada do paciente. O termo diz respeito a todos os estágios e experiências que uma pessoa atravessa, desde o momento em que identifica um sintoma até a etapa em que avalia a assistência recebida. 


Veja Mais

Sorriso saudável para mais brasileiros

Divulgada na última semana, a nova edição da Nota de Acompanhamento de Beneficiários (NAB) apontou que o total de beneficiários de planos médico-hospitalares registrou ligeira variação positiva de 0,1% entre maio deste ano e o mesmo mês de 2017, o que representa 66 mil novos vínculos firmados nesse período. O desempenho está diretamente relacionado com o aumento dos planos coletivos empresariais em um momento em que o saldo de vagas com carteira assinada começa a apresentar crescimento.


Veja Mais

Saúde populacional como estratégia para mudança do setor

À medida que provedores e pagadores transitam para uma saúde baseada em valor, incluindo novas formas de se mensurar resultados e interpretar custos, a gestão da saúde populacional se tornou um mecanismo básico para realizar essa transformação de forma sustentável.


Veja Mais

Prêmio IESS: importância da atenção primária

Ainda pouco debatida, a atenção primária é de extrema importância para todo o setor de saúde nacional e não é algo novo. Trata-se de um modelo que lembra os antigos “médicos da família”, que cuidavam de uma pessoa e seus familiares por muitos anos, detendo todo o histórico do paciente e conhecendo a fundo sua saúde.


Veja Mais

EUA aprovam droga que cura tipo de malária com dose única

Nova droga, a tafenoquine, que elimina do fígado parasita que contamina 8,5 milhões de pessoas por ano, agora deve ser analisada por agências reguladoras de outros países.


Veja Mais

Saúde populacional como estratégia para mudança do setor

À medida que provedores e pagadores transitam para uma saúde baseada em valor, incluindo novas formas de se mensurar resultados e interpretar custos, a gestão da saúde populacional se tornou um mecanismo básico para realizar essa transformação de forma sustentável.


Veja Mais

Crescimento do setor se baseia em planos empresariais

Repetindo o que apontamos recentemente, a variação positiva do número de beneficiários de planos de saúde segue diretamente relacionada com o aumento dos planos coletivos empresariais. Os dados estão na nova edição da Nota de Acompanhamento de Beneficiários (NAB) que você pode conferir aqui.


Veja Mais

CONFUNDIR E INDUZIR O CONSUMIDOR AO ERRO NÃO É SALUTAR

A primeira coisa que precisa ficar absolutamente clara em relação à Resolução Normativa nº 433 da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) é que ela simplesmente normatiza dois mecanismos já amplamente utilizados no mundo: a franquia e a coparticipação nos planos e seguros de saúde.


Veja Mais

Medicina preventiva e a importância da parceria entre médico e laboratório

Esse mês conversamos com Alessandro Ferreira, Vice-presidente Comercial e Marketing do Grupo Hermes Pardini sobre o tema Medicina de Precisão. Diferentemente da abordagem da medicina tradicional, na medicina de precisão é possível mapear tendências de desenvolvimento de patologias, bem como a sensibilidade a medicamentos, a partir de avaliações genéticas, epigenéticas e de outras variáveis ambientais. Isso possibilita uma conduta médica personalizada, e uso de medicamentos específicos para o tratamento individualizado do paciente. 


Veja Mais

Nova norma protege o consumidor

Certamente, o tema mais falado ao longo do ano no setor de saúde brasileiro é sobre planos com franquia e coparticipação. Não é para menos. Debatido há muito pelos diferentes agentes do mercado, um maior conhecimento e disseminação de outras modalidades de planos devem representar ganho de eficiência e serem importantes pilares na garantia da sustentabilidade do sistema – ameaçada pela escalada crescente dos custos que ocorre por uma série de fatores – e do acesso por parte do consumidor.


Veja Mais

COM BAIXA IMUNIZAÇÃO, CRESCEM CASOS DE MORTE POR FEBRE AMARELA

Óbitos se concentram na região Sudeste, onde, antes, o vírus pouco circulava.
O número de mortes por infecções de febre amarela teve leve aumento este mês segundo o novo boletim epidemiológico do Ministério da Saúde.


Veja Mais

Consultas públicas em andamento

Confira os temas das consultas que estão abertas para recebimento de contribuições

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) está realizando consultas públicas a fim de colher sugestões e contribuições sobre a regulação do setor de planos de saúde.


Veja Mais

ANS orienta sobre PEA e compartilhamento de riscos

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou recentemente duas resoluções normativas voltadas à viabilização de operações do setor de planos de saúde, com atenção especial às operadoras de pequeno e médio porte: a primeira regulamentou o compartilhamento da gestão de riscos, criando mecanismos para oferta de planos, apoio de rede e constituição de fundos entre operadoras; a segunda instituiu o Programa Especial de Escala Adequada (PEA), oportunizando a saída ordenada de operadoras pequenas e médias sem condições de se manterem no mercado.


Veja Mais

Assistente virtual: mais do que um robô, um aliado no atendimento ao paciente

O uso de inteligência artificial ganha cada vez mais força. Segundo pesquisa realizada pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, a tecnologia será tão eficiente quanto a mente humana até 2050.  De acordo com especialistas, os computadores já estão começando a assimilar informações a partir de dados coletados, da mesma forma que crianças aprendem com o mundo ao seu redor. Assim, empresas de todos os setores e portes estão sendo transformadas com ganho de agilidade e redução de custos.


Veja Mais