Notícias

A ideologia e as soluções para a saúde suplementar

A filosofia clássica ensejou um debate, que perdura até hoje, apontando que a ideologia seria uma espécie de conhecimento às avessas. Esse debate parece estar ocorrendo hoje junto com as dificuldades enfrentadas pelo sistema de saúde suplementar. São algumas tendências de pensamento que se revezam na mídia para condenar as supostas falhas insuperáveis de um sistema que, na insuficiência crônica do atendimento público, abriga hoje mais de 47 milhões de brasileiros.


Veja Mais

Prontuário Eletrônico para a detecção de desperdícios

Melhorar a segurança do paciente e a qualidade da assistência prestada é ordem do dia para garantir o futuro dos sistemas de saúde e, ao mesmo tempo, definir estratégias para a redução dos custos, desperdícios e práticas abusivas em toda a cadeia. 


Veja Mais

ANS determina a suspensão da venda de 26 planos de saúde de 11 operadoras

Medida começa a valer no dia 10/09 e protege 75,5 mil beneficiários
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou a suspensão temporária da comercialização de 26 planos de saúde de 11 operadoras em função de reclamações relacionadas a cobertura assistencial.


Veja Mais

Paulo Rebello Filho é aprovado no Senado para compor diretoria da ANS

Sabatina ocorreu nesta quarta-feira (05/09); na sequência, plenário confirmou a decisão
O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (05/09) o nome de Paulo Roberto Rebello Filho para o cargo de diretor da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Ele foi indicado pela Presidência da República para ocupar a vaga deixada pela ex-diretora Karla Coelho, que terminou seu mandato em julho.


Veja Mais

R$ 28 bilhões em fraudes e desperdícios

Acabamos de divulgar o estudo “Impacto das fraudes e dos desperdícios sobre gastos da Saúde Suplementar” que mostra que, em 2017, quase R$28 bilhões dos gastos das operadoras médico-hospitalares do País com contas hospitalares e exames foram consumidos indevidamente por fraudes e desperdícios com procedimentos desnecessários.


Veja Mais

Audiência pública debate alteração em normas contábeis seguidas pelas operadoras

Evento será no dia 14/09, no Rio de Janeiro
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) realizará no dia 14/09, no Rio de Janeiro, uma audiência pública para receber da sociedade e de representantes do setor subsídios, sugestões ou críticas em relação à proposta de alteração dos anexos da RN nº 290/2012, que tratam das normas contábeis que devem ser seguidas pelas operadoras de planos de saúde. 


Veja Mais

Nova audiência pública debateu coparticipação e franquia nos planos de saúde

Evento aconteceu no Rio de Janeiro e reuniu cerca de 200 pessoas, representando 28 entidades
A Agencia Nacional de Saúde Suplementar (ANS) realizou nesta terça-feira (4/9), no Rio de Janeiro, nova audiência pública para discutir os mecanismos financeiros de regulação coparticipação e franquia


Veja Mais

As tendências de “Consumerismo” na saúde e transformação digital

Por Margareth Amorim, Especialista em transformação Digital para o setor de Saúde na SAP.
Há algum tempo, tenho observado um aumento cada vez maior do interesse das pessoas em Psicologia Positiva, que, de uma forma bem simplificada, é um movimento científico focado no lado funcional do ser humano, nas suas forças e potencialidades, ao invés dos seus problemas e patologias.


Veja Mais

Audiência pública sobre coparticipação e franquia

Evento será hoje no Rio e terá transmissão pelo Periscope
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) promove nesta terça-feira, 4/09, nova audiência pública sobre os mecanismos financeiros de regulação: coparticipação e franquia. 


Veja Mais

Plataforma Persus 1.0 estará disponível até outubro de 2018

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) informa que a desativação da plataforma Persus 1.0, prevista para o dia 03/09/2018, foi adiada para 03/10/2018.  A medida tem o objetivo de promover maior prazo de adaptação à nova plataforma e o cadastramento de todas as operadoras do novo Protocolo Eletrônico de Ressarcimento ao SUS (Persus 2.0). 


Veja Mais

Inteligência Artificial e Machine Learning aplicados à saúde

Na semana passada conferimos uma palestra sobre Inteligência Artificial, Machine Learning e Big Data aplicados à Saúde no Summit Saúde. Os painelistas debateram sobre a tecnologia como ferramenta nas diferentes perspectivas, de provedores até indústria, tanto do ponto de vista dos benefícios como aplicação clínica e gestão. 


Veja Mais

ANS autoriza portabilidade extraordinária para beneficiários de três operadoras

O prazo para a mudança de operadora é de 60 dias contados a partir da publicação no Diário Oficial
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (31/08) a concessão de novos prazos para exercício da portabilidade extraordinária pelos beneficiários de três operadoras de planos de saúde. São elas:


Veja Mais

ANS abre consulta pública para atualizar Programa de Acreditação de Operadoras

Sociedade poderá opinar sobre o programa, que incentiva a eficiência das operadoras de planos de saúde
O Programa de Acreditação de Operadoras desenvolvido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) vai ser atualizado e, para subsidiar as mudanças, a reguladora vai dar início a uma consulta pública. 


Veja Mais

COMPLIANCE, mas com o quê?

O tema mais atual não só na área da saúde, mas que praticamente tem permeado as diversas áreas das atividades econômicas e comerciais onde dois ou mais interessados se relacionem, é o COMPLIANCE.


Veja Mais

Rogério Scarabel toma posse como diretor da ANS

Ato ocorreu na última quarta-feira (29/8), após sanção presidencial 
O advogado Rogério Scarabel foi empossado na última quarta-feira (29/8) como diretor da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)


Veja Mais

ANS e contratantes debatem planos de saúde coletivos

Evento ocorreu nesta quinta-feira (30) e reuniu mais de 100 pessoas no Rio de Janeiro
Representantes de grupos empresariais e contratantes de planos coletivos reuniram-se com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) nesta quinta-feira (30), no Rio de Janeiro, durante o evento “Ouvindo os contratantes: como os grandes consumidores de planos de saúde podem participar das decisões regulatórias?”.


Veja Mais

A importância do médico de família

Segundo o Ministério da Saúde, a atenção primária - promovida pelo clínico geral - pode resolver cerca de 80% dos problemas de saúde da população


Veja Mais

Evento sobre contratação de planos coletivos

Encontro acontece hoje (30/8); assista ao vivo pelo Periscope


Veja Mais

Brasileiros têm direito a atendimento na rede pública em três países por meio do CDAM

Portugal, Itália e Cabo Verde assinaram Acordos Multilaterais e Bilaterais com o Brasil
Os brasileiros que tiverem como destino Portugal, Itália e Cabo Verde têm direito ao atendimento médico nos sistemas da rede pública de saúde desses países. Isso acontece devido aos Acordos Multilaterais e Bilaterais entre o Brasil e esses três países. 


Veja Mais

Indústria se mobiliza por novos modelos de planos de saúde

O Globo relata que, insatisfeitas com o preço, a qualidade e o tipo de serviço oferecido pelos planos de saúde, 45 grandes empresas nacionais estão unindo forças para pressionar as operadoras a desenvolverem novos modelos de convênio. “Nossa agenda não é só para redução de custos.


Veja Mais

Análise de Impacto Regulatório e Governança Pública

Vídeos explicativos dão orientações e esclarecem conceitos relativos aos temas
Com a finalidade de esclarecer os conceitos relacionados à Análise de Impacto Regulatório (AIR) e à Governança Pública e, dessa forma, auxiliar na implementação da AIR como ferramenta para melhoria da qualidade regulatória, foram elaborados 24 vídeos de curta duração e com linguagem de fácil compreensão. 


Veja Mais