Notícias

Obesidade causa 15 mil casos de câncer por ano

Cerca de 15 mil casos de câncer por ano são atribuíveis ao excesso de peso e obesidade no Brasil. O dado alarmante faz parte de pesquisa inédita realizada pelo Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP em parceria com a Universidade de Harvard e a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Veja Mais

STJ SUSPENDE AÇÕES QUE PEDEM FORNECIMENTO DE MEDICAMENTOS IMPORTADOS POR PLANOS DE SAÚDE

A Segunda Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou a suspensão de todos os processos, individuais ou coletivos, sobre a obrigatoriedade do fornecimento, pelos planos de saúde, de medicamentos importados não registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A suspensão vale até o julgamento dos casos e a definição da tese pela 2ª Seção. A medida se estende a todos os processos que tramitam no território nacional, exceto a concessão de tutelas provisórias de urgência.
Veja Mais

Como combater as fraudes nos planos de saúde?

Ações ilegais praticadas no segmento roubaram dos cofres da saúde cerca de R$ 14 bilhões em contas hospitalares
Veja Mais

Envelhecer fortalece, afirma médico em livro

Geriatra diz que, quando nos damos conta da verdade dessa mensagem, começamos a derrubar preconceitos
Veja Mais

CONTRATO PODE PREVER COPARTICIPAÇÃO SOBRE VALOR DE PRÓTESES CIRÚRGICAS

Respeitados o direito à informação e a necessidade de previsão clara no contrato de plano de saúde, não configura abuso a exigência de coparticipação financeira do usuário na aquisição de próteses, órteses e materiais especiais utilizados em procedimentos cirúrgicos.
Veja Mais

Fase 2 do Projeto Parto Adequado registra aumento de 8% nos partos vaginais

ANS divulga resultado parcial da segunda etapa do projeto
Veja Mais

Novo estudo projeta alta nos gastos

Falamos aqui diariamente das evoluções, desafios e necessidades dos setores de saúde em todo o mundo com um objetivo principal: fornecer informação e conhecimento para a promoção da saúde do paciente e do setor. Sendo assim, buscamos dar voz também para outros agentes que atuam na construção de um sistema de saúde mais eficaz.
Veja Mais

INFLAÇÃO MÉDICA NA AMÉRICA LATINA SE MANTERÁ MAIS ELEVADA DO QUE NO RESTO DO MUNDO

A inflação médica, que é a variação dos custos médico-hospitalares, seguirá mais alta na América Latina do que no restante do mundo, segundo relatório da consultoria de benefícios Aon. Na região, o índice deverá ficar em 13,9%, ao passo que a inflação médica global deve atingir 8,4%.
Veja Mais

Paciente precisa entender os gastos com saúde

Em matéria publicada na última semana, o Jornal Folha de Pernambuco tocou num importante tema para a saúde e algo que falamos periodicamente. Os gastos com saúde em todo o país e os diferentes motivos que elevam esses valores. Logo no início da matéria, o jornal reforça a pesquisa IESS/Ibope que mostra que o plano de saúde é o terceiro maior desejo da população, atrás da casa própria e de educação. O principal empecilho, apontado por 78% dos não beneficiários, é justamente o custo do plano.
Veja Mais

TRATAMENTO INEFICAZ EM DOR NA LOMBAR

Comum, dor lombar é tratada de forma ineficaz, diz novo estudo
Veja Mais

REGULAÇÃO COMPETENTE

ANS deve aplicar instrumentos consagrados no universo corporativo
Veja Mais

Parto Adequado: ANS divulgará resultado parcial da 2ª fase do Projeto

Evento em SP marcará ainda a renovação do Acordo de Cooperação Técnica entre ANS, Einstein e IHI
Veja Mais

Operar Plano de Saúde é Lucro Certo, exceto para auto-gestão !

Quando a crise atropelou o Brasil, em 2014, as pessoas apostavam na quebradeira das operadoras, mas quem é do ramo sempre disse que isso era bobagem. Com a queda do número de beneficiários veio uma maré de descrença sobre a opinião das pessoas do ramo, mas nada como o tempo para provar que estavam certas.
Veja Mais

ALEXANDRE DE MORAES SUSPENDE MUDANÇAS NO LOCAL DE COBRANÇA DE ISS

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu as mudanças no local de incidência e cobrança de ISS previstas na Lei Complementar 157/2016. Em liminar proferida na sexta-feira (23/3), o ministro entendeu que a dificuldade na aplicação da lei ampliou conflitos de competência entre municípios, o que afronta o princípio constitucional da segurança jurídica. A liminar será enviada ao Plenário do STF para confirmação.
Veja Mais

Fator de Qualidade: ANS prorroga prazo para preenchimento dos formulários

Prestadores de serviços em saúde terão até 12/04 para participar
Veja Mais

Câmara de Saúde Suplementar realiza primeira reunião do ano

93ª edição ocorreu nesta segunda-feira (26/03), no Rio de Janeiro
Veja Mais

ANS amplia Programa Parceiros da Cidadania

Dez novos acordos serão firmados com órgãos integrantes do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor - SNDC
Veja Mais

Capacitação é essencial para oferecer assistência de qualidade

O desempenho de excelência da Delphos – Medicina, Consultoria e Gestão em seus projetos está no modelo de assistência centrado nos resultados clínicos e o foco na importância da capacitação das habilidades técnicas e não técnicas das equipes
Veja Mais

POR QUE IR IMEDIATAMENTE AO PRONTO-SOCORRO NEM SEMPRE É O MELHOR À SAÚDE

Não dá para brincar com a saúde e todo desconforto é um alerta para algo que pode estar errado no organismo. No entanto, não é por isso que, ao menor sintoma de dor, o melhor a fazer é correr para o pronto-socorro (PS).
Veja Mais

Planos exclusivamente odontológicos ultrapassam os 23 milhões de beneficiários

Divulgada na última semana, a nova edição da Nota de Acompanhamento de Beneficiários (NAB) apontou um leve recuo dos planos médico-hospitalares no período de 12 meses encerrado em fevereiro de 2018 após pequeno crescimento na análise anterior. O boletim mostra, portanto, uma tendência para estabilidade com crescimento lento e gradual ao longo do ano.
Veja Mais

Gestão do Corpo Clínico combina com satisfação do paciente?

São impressionantes as novas ferramentas criadas para o aperfeiçoamento da gestão clínica. Modelos de acompanhamento e aferição de desempenho associadas a análises de indicadores vêm sendo implantados em grandes hospitais com frequência cada vez maior, e com tal riqueza de funcionalidades que o gestor clínico poderá dentro de muito pouco tempo saber, inclusive, o que cada médico de seu Corpo Clínico comeu no almoço e no jantar. É a tecnologia pisando no terreno mais movediço de qualquer organização de saúde: o perímetro de atuação do médico.
Veja Mais