Notícias

Análise de Impacto Regulatório e Governança Pública

Vídeos explicativos dão orientações e esclarecem conceitos relativos aos temas
Com a finalidade de esclarecer os conceitos relacionados à Análise de Impacto Regulatório (AIR) e à Governança Pública e, dessa forma, auxiliar na implementação da AIR como ferramenta para melhoria da qualidade regulatória, foram elaborados 24 vídeos de curta duração e com linguagem de fácil compreensão. 


Veja Mais

Cenário da saúde no país

Importante publicação para o setor, foi divulgado recentemente a nova edição do Cenário Saúde. Iniciativa do Sistema Abramge – Associação Brasileira de Planos de Saúde, Sinamge – Sindicato Nacional das Empresas de Medicina de Grupo, e Sinog – Sindicato Nacional das Empresas de Odontologia de Grupo, a publicação é voltada para os diferentes participantes do segmento, com foco no mercado brasileiro de planos de saúde.


Veja Mais

A OMS QUER QUE A DÉCADA 2020-2030 SEJA A DO ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL. SERÁ QUE VAI CONSEGUIR?

Sistema de saúde ainda se apoia em modelo voltado para a doença, e não para a prevenção
A OMS (Organização Mundial da Saúde) propõe que a década 2020-2030 tenha como foco o envelhecimento saudável. Para isso acontecer, é preciso repensar o que significa envelhecer. 


Veja Mais

Trabalhadores criticam novas regras dos planos de saúde de estatais federais

Trabalhadores de empresas públicas, como Caixa, Correios e Petrobras, criticaram nesta terça-feira (28), em audiência pública na Câmara dos Deputados, duas resoluções (22/18 e 23/18) do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão que criam novas regras para o custeio de planos de saúde geridos por estatais federais para atender a seus próprios funcionários.


Veja Mais

Justiça revisa decisões de ações contra plano de saúde

RIO E BRASÍLIA - As ações de consumidores contra planos de saúde dispararam nos tribunais. Somente no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), foram 16.055 ações analisadas, de janeiro a junho deste ano, quase cinco vezes o volume registrado no mesmo período de 2011, quando somaram 3.300, segundo dados do Observatório da Judicialização da Saúde Suplementar, da Universidade de São Paulo (USP). Neste cenário, tribunais superiores trabalham para reduzir os conflitos judiciais. Na prática, em muitos casos, o consumidor tem saído perdendo.


Veja Mais

Vitor Muniz, da Abbott, anuncia redução de custos operacionais, com o Alinity

Nova geração de diagnósticos laboratoriais permite mais eficiência, produtividade, redução de erro humano e otimização do espaço


Veja Mais

Big Data e a saúde brasileira

“Frente a complexidade do sistema de saúde, adquirir maturidade para uso dos dados dos pacientes de forma eficiente é uma maratona”. O alerta de Daniel Greca, diretor de Healthcare da KPMG, em setembro de 2017, deu o tom do debate “Uso do Big Data e das informações para promover cuidados integrados” durante o Seminário IESS no Healthcare Innovation Show (HIS). 


Veja Mais

491ª reunião da Diretoria Colegiada

Encontro acontece nesta segunda-feira (27/08), a partir das 14h
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) realiza nesta segunda-feira (27/08) a 491ª reunião da Diretoria Colegiada (Dicol). O encontro será transmitido pelo canal da ANS no YouTube a partir das 14h. 


Veja Mais

Telemedicina reduz tempo de espera

Não é de hoje que falamos de como o avanço tecnológico representa ganho de eficiência também para o setor de saúde. Já falamos, por exemplo, da frequência, eficiência e economia no uso do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) nos Estados Unidos ou ainda sobre como o recebimento de exames por meios digitais facilita a vida de pacientes, médicos e clínicas.


Veja Mais

O que fazer para melhorar o sistema de saúde no país

Medidas incluem reorganização de rede hospitalar e do sistema de filas
Cláudia Collucci e Natália Cancian
AUMENTAR COBERTURA DA ATENÇÃO PRIMÁRIA


Veja Mais

Novos módulos no Portal Operadoras

No dia 05/09, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) disponibilizará mais dois módulos no Portal Operadoras: Verificação da incorporação de dados e Processamento de Arquivos TISS.


Veja Mais

Assimetria de informação trava avanço da transparência

A regulação do setor de saúde suplementar é um tema que sempre rende diferentes análises e opiniões. Desde a criação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), no ano 2000, o setor passa por um processo de consolidação, necessitando de atualizações e adequações por parte do órgão regulador, como a criação de normas, instrumentos e outras medidas que facilitem seu desenvolvimento.


Veja Mais

Medicamentos exigem diagnóstico cada vez melhor

Nova geração de medicamentos exige prescrição cada vez mais qualificada.
O avanço das pesquisas na área da biologia molecular está criando medicamentos cada vez mais sofisticados e específicos. Por isso, para que os médicos indiquem corretamente um medicamento, faz-se necessário que o diagnóstico seja preciso.


Veja Mais

Modelo de pagamento premia as falhas

Na última semana, promovemos, em São Paulo, o Seminário Internacional “Qualidade Assistencial e Segurança do Paciente em Serviços de Saúde”. O principal objetivo do evento é incentivar a implementação de uma agenda nacional de transparência dos indicadores para mensurar o desempenho da prestação de serviços de saúde no Brasil e estimular a troca de conhecimento e a aplicação de ações para a redução desse problema.


Veja Mais

Nota à Imprensa - Reunião do Conselho de Saúde Suplementar

O Governo Federal retomou na data de hoje as atividades do Conselho de Saúde Suplementar – CONSU, criado pela Medida Provisória nº 2.177-44, de 24 de agosto de 2001, com a presença do Ministro Chefe da Casa Civil da Presidência da República e dos Ministros de Estado da Justiça, da Saúde, da Fazenda e do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, que conta ainda com a participação e o apoio técnico da Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS.


Veja Mais

A DURA REALIDADE DA SAÚDE

Finalmente, começa-se a avançar na solução do problema da judicialização da saúde, que se agravou muito nos últimos anos

Finalmente, começa-se a avançar na solução do problema da judicialização da saúde, que se agravou muito nos últimos anos e acarreta distorções no atendimento à população e sérios prejuízos aos cofres públicos.


Veja Mais

Brasil terá a segunda maior inflação médica entre os países latino-americanos

América Latina em 2018 ficará 2,4 pontos percentuais acima da média global

A inflação médica nos países da América Latina em 2018 ficará 2,4 pontos percentuais acima da média global. Enquanto que os custos médicos hospitalares nos países-latino americanos terão um reajuste médio de 11,5%, no mundo o reajuste será menor (9,1%) segundo estimativas do relatório internacional Medical Trends Around the World da consultoria Mercer Marsh Benefícios. 


Veja Mais

Hospitais também serão atingidos pela Lei dos Dados

É difícil encontrar alguém que nunca tenha recebido um e-mail, mensagem ou telefonema indesejado sem que tivesse repassado informações àquela empresa a seu respeito. A situação pode ser ainda mais séria: envolver número de documentos e outras questões confidenciais. A partir de agora, esse tipo de problema tende a diminuir. 


Veja Mais

Obesidade e a utilização do pronto-socorro

Já virou lugar comum falar sobre a necessidade de se buscar e cultivar bons hábitos de saúde. Até porque os dados sobre a situação do brasileiro são alarmantes. Como apontamos, a cada 6 beneficiários de planos de saúde, 1 é obeso. De acordo com o Vigitel Saúde Suplementar, em 2016, 17,7% dos brasileiros com plano de saúde eram obesos, ou seja, apresentaram índice de massa corporal (IMC) igual ou superior a 30kg/m².


Veja Mais

Sharecare cria programa que pretende reduzir custos com saúde no Brasil

Solução também quer melhorar desempenho e produtividade no trabalho.
Programa de Gestão em Ortopedia, da Sharecare, engloba o tratamento do conjunto de lesões da coluna, dos ombros e dos joelhos, que podem representar altos custos com FAP e SAT.


Veja Mais

Exame oferecido pelo Fleury ganha 9º Prêmio Octavio Frias de Oliveira

O exame TOT (Teste de Origem Tumoral), desenvolvido pela startup Onkos Diagnósticos Moleculares em parceria com o Grupo Fleury, o Hospital de Câncer de Barretos e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), foi o vencedor na categoria Inovação Tecnológica em Oncologia, do 9º Prêmio Octavio Frias de Oliveira. .


Veja Mais