Artigos

Overuse na Saúde Suplementar

Muito se fala em minimizar os custos na saúde suplementar, e cada vez mais verifica-se que estes só fazem aumentar, pois o total arrecadado com as mensalidades está insuficiente para pagar todas as despesas incorridas pelas operadoras. Isso ocorre por diversos fatores, como por exemplo o atual aumento do Rol de Procedimentos, no qual impactará diretamente nos custos, a máfia das OPME´s, entre outros.
Veja Mais

Exigências e normativas fazem bater um recorde de arrecadação de multas aplicadas pela ANS

Atuar dentro das exigências legais e regulatórias deve fazer parte da cultura das operadoras levando em conta os pilares de uma política de compliace eficiente. Recentemente a ANS abriu uma consulta pública nº 65, com a proposta de resolução que altera a forma como a fiscalização das operadoras de plano de saúde será realizada.
Veja Mais

O risco de mais 3,4 milhões de desempregados no País!

O mercado de Saúde Suplementar no Brasil vem sofrendo ano após ano com o incremento de diversos custos, tecnologias e desperdícios, que afetam sua sustentabilidade atual e futura. Segundo dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, atualmente o mercado possui aproximadamente 50 milhões de beneficiários, sejam possuidores de planos médico-hospitalares, sejam odontológicos
Veja Mais

PL 7419/2006 - Alteração na Lei 9656/98

Acesse o INFOGRÁFICO e conheça as mudanças que estão sendo propostas e seus impactos para as operadoras de planos de saúde, passando a ser obrigatória a promoção da saúde e prevenção de doenças, alterando as faixas etárias, redimensionamento de rede, portabilidade "vai-e-vem", inclusão de vacinas e redução de ativos garantidores são algumas das alterações. Clique em Veja Mais e tenha acesso ao infográfico.
Veja Mais

STOP LOSS – Parte II

Existem duvidas quando falamos sobre o tema seguro Stop Loss Saúde, sendo assim, apresento algumas considerações: Atualmente, existem grupos internacionais trabalhando nesse segmento no pais. Empresas globais e diversificadas e que são líderes no mercado de Resseguros internacional.
Veja Mais

Ampliação do Rol

Foi publicado em 08/11/2017 no Diário Oficial da União a ampliação do rol de cobertura mínimas obrigatórias dos planos de saúde estabelecida pela ANS- Agência Nacional de Saúde que terá vigência à partir de janeiro de 2018 para todos os planos de saúde contratados a partir da entrada em vigor da Lei nº 9.656/98, ou seja, para os produtos regulamentados e para aqueles que foram adaptados à lei.
Veja Mais

Regras de Portabilidade e Comercialização de Planos Individuais - Projeto de Lei 7419-2006

Foi apresentada no dia 18/10/2017 uma proposta de alteração da Lei 9656/98, em substituição ao projeto de lei nº 7.419, de 2006, e a intenção da Câmara de Deputados é votar o projeto no dia 8 de novembro.
Veja Mais

Adesões superam Rescisões – de olho nas obrigações!

Em recente pesquisa realizada pela Federação Nacional de Saúde Suplementar - FenaSaúde, o setor de saúde suplementar registrou o pior desempenho no ano de 2016.
Veja Mais

Acreditação RN nº 277/11 e o Mercado

A Resolução Normativa nº 277/09 instituiu o Programa de Acreditação de Operadoras de Planos Privados de Assistência à Saúde - OPS, com o objetivo de incentivar a melhoria continuada na qualidade assistencial da saúde suplementar.
Veja Mais

O que é inflação médica?

Muitos se questionam sobre esta definição, outros simplesmente utilizam o conceito como lhe convém e outros tem absoluta certeza do que é inflação médica. O fato é que os conceitos utilizados pelo mercado de saúde suplementar não são únicos e geram confusão e incerteza.
Veja Mais

Modelos de Remuneração

Um Estudo feito pelo IESS aponta que dos cinco países com a inflação médica mais elevada, três utilizam o fee-for-service (FFS) como modelo de pagamento de serviços de saúde. Por outro lado, os cinco países com os menores níveis de inflação médica adotam modelos de pagamento prospectivos (o modelo prospectivo de pagamento é assim chamado em função de que a despesa com saúde é conhecida antes que o procedimento médico ocorra).
Veja Mais

Inclusão do MEI e CEI em planos Coletivos

A ANS entendeu por bem regulamentar a questão que vem gerando polêmica: “podem as empresas de modalidade Micro Empreendedor Individual – MEI e com Cadastro Específico do INSS – CEI contratar planos de saúde coletivos.”
Veja Mais

Plano Popular – Será que cola?

Muito se tem ouvido falar do PLANO POPULAR promovido desde o início do mandato do Ministro da Saúde Ricardo Barros. A ANS fechou sua participação neste ciclo de desenvolvimento de novas soluções com um posicionamento clássico "the book is on the table", ou seja: todo mundo sabe que novos produtos dependem da iniciativa privada e a iniciativa privada é livre para praticar o que desejar, desde que não seja proibido por lei ou por esta agência (veja manifestação de 20/09/17 neste link)
Veja Mais

Novo Rol de Procedimentos 2018

​A atualização do rol de procedimento traz sempre muita polêmica e discussão, cabendo às operadoras a obrigação, ao final do processo de “falsa” democracia, incorporar novos procedimentos nos contratos já celebrados sem o direito de ajuste nos valores de mensalidades, com a promessa de que a posteriori será devidamente reconhecida a necessidade de ajustamento mediante o reajuste anual previsto nos contratos.
Veja Mais

Precificação – Custo e Frequência Média

Durante um evento com um grupo de líderes e dirigentes no estado de são Paulo a Strategy promoveu um QUIZ para identificar o nível de conhecimento dos temas que são rotinas nas operadoras. Nesse QUIZ abordamos temas de diversas áreas que são diretamente relacionadas aos assuntos técnicos atuariais.
Veja Mais

STOP LOSS – Parte I

Alcançar o equilíbrio econômico-financeiro é um desejo e uma necessidade, não apenas das empresas que operam planos de saúde como também das empresas de qualquer setor. Acertar é prêmio, em um cenário em que muitos são os fatores que podem contribuir para o resultado negativo de uma operadora. A sinistralidade alta, elevação de impostos, reajuste de preços em índice insuficiente, gastos administrativos elevados, despesas crescentes, endividamento de curto e médio prazos, dentre outros, podem abalar a estrutura das mais sólidas operadoras.
Veja Mais

Novo Rol de Procedimentos

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) disponibilizou para consulta pública, em meados de junho de 2017, a atualização da cobertura mínima obrigatória que os planos de saúde devem oferecer a seus beneficiários.
Veja Mais

TRA – A quem se aplica? Para que serve?

No final do ano de 2015 a ANS publicou uma nova norma (RN 393) que gerou mudanças em relação às provisões técnicas, entre as quais se destaca a exigência do TRA.
Veja Mais

Cobertura estética em planos odontológicos

Existem no mercado, operadoras odontológicas que estão apostando em um novo produto como forma de diversificar seu atendimento: planos odontológicos com cobertura estética. As coberturas não constam no rol de procedimentos da ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar.
Veja Mais

Evitando o desperdício

No mês de julho participei de um evento promovido pela Qualirede, na Unidas, em São Paulo, e gostaria de compartilhar neste canal algumas ideias que a Irene Minikovski Hahn nos apresentou sobre o tema DESPERDÍCIO.
Veja Mais

Propostas dos planos acessíveis

Com o objetivo de debater com todos os interessados a proposta de criação dos Planos de Saúde Acessíveis encaminhada à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) pelo Ministério da Saúde, a ANS promoveu encontros para discutir o assunto e receber propostas sobre o tema
Veja Mais