Notícias

Segundo operadoras, plano de saúde com franquia deve baratear mensalidade

Ampliar o uso da cobrança de coparticipação ou de franquia nos planos de saúde é um dos caminhos para baratear as mensalidades. É este o principal argumento defendido pelas empresas do setor em relação às novas regras para os convênios particulares divulgadas nesta quinta-feira (28) pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).


Veja Mais

Regras para o período eleitoral 2018

A partir de 07/07, entram em vigor normas que disciplinam publicidade e conduta dos agentes públicos; divulgação de conteúdos terá restrições


Veja Mais

489ª reunião da Diretoria Colegiada

Encontro acontece nesta segunda-feira (09/07), a partir das 14h

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) realiza, nesta segunda-feira (09/07), a 489ª reunião da Diretoria Colegiada (DICOL). O encontro será transmitido pelo canal da ANS no YouTube a partir das 14h.


Veja Mais

Novos modelos de remuneração hospitalar focam em agregar valor ao paciente. Tendência já é adotada em países da Europa e EUA

O modelo de remuneração fee for service, baseado no pagamento por procedimento executado, é atualmente o mais usual na rede privada de hospitais no Brasil. Mas uma nova tendência mundial vem ganhando força no país e entrou no radar de grandes instituições de saúde nacionais, que começam, aos poucos, a implementar o modelo.


Veja Mais

ANS divulga dados de fiscalização relativos ao 1º trimestre de 2018

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) registrou no 1º trimestre deste ano 16.998 reclamações de beneficiários de planos de saúde em seus canais de atendimento. O número de informações prestadas foi maior: 63.458, o que demonstra o importante papel da agência reguladora no esclarecimento de dúvidas de consumidores de planos de saúde. No mesmo período, foram resolvidos 91% dos conflitos registrados entre operadoras e beneficiários relativos à cobertura assistencial, e 87,8% relacionados a outros temas que não a cobertura dos planos.


Veja Mais

Publicação atualiza informações sobre preços de planos de saúde

ANS apresenta valores considerados pelas operadoras para formação inicial do valor de venda dos produtos

Está disponível para consulta o Painel de Precificação de Planos de Saúde 2017, publicação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que apresenta um panorama da formação de preços de planos de saúde no Brasil. 


Veja Mais

Audiência pública sobre reajuste de planos de saúde

ANS promoverá debate sobre o tema nos dias 24 e 25 de julho

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) vai realizar, nos dias 24 e 25 de julho, no Rio de Janeiro, um debate a respeito do reajuste de planos de saúde individuais ou familiares. 


Veja Mais

Inscrições abertas para 2ª fase do Parto Adequado

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) e o Institute for Healthcare Improvement (IHI), reabre, excepcionalmente, o processo de seleção para hospitais e operadoras interessados em aderir à Fase 2 do Projeto Parto Adequado (PPA). As inscrições poderão ser feitas, até o dia 20 de julho, mediante preenchimento de Formulário FormSUS.


Veja Mais

Consulta Pública sobre Atenção à Saúde: prorrogado prazo para contribuições

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) prorroga, até o dia 19/07/2018, o prazo para envio das contribuições a respeito da Consulta Pública nº 66, sobre o Programa de Certificação de Boas Práticas em Atenção à Saúde, que apresenta como principal projeto o Programa de Certificação em Atenção Primária em Saúde (APS).


Veja Mais

Ressarcimento: prazo do 69º ABI é prorrogado

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) informa que o prazo para apresentação de impugnação referente às notificações do 69º ABI (Aviso de Beneficiário Identificado), foi estendido até o dia 09/08, em razão de dificuldades encontradas por operadoras ao realizarem suas defesas no Protocolo Eletrônico de Ressarcimento ao SUS (Persus). 


Veja Mais

Planos de saúde realizaram 1,5 bilhão de procedimentos em 2017

Dados são do Mapa Assistencial, publicação divulgada pela ANS; volume é 3,4% maior que o número realizado no ano anterior.
Já está disponível a sexta edição do Mapa Assistencial da Saúde Suplementar, publicação elaborada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que traz os dados sobre procedimentos realizados pelos beneficiários de planos de saúde. Em 2017, o setor contabilizou mais de 1,51 bilhão de consultas médicas, outros atendimentos ambulatoriais, exames, terapias, internações e procedimentos odontológicos.


Veja Mais

Barreira cultural é o maior desafio à digitalização de prontuários médicos

O setor de saúde é um dos que mais sofre com o acúmulo de documentos em papel. As empresas do setor precisam manter prontuários manuscritos dos pacientes por 20 anos de acordo com a Resolução nº 1.821/07 do Conselho Federal de Medicina. Além de dificultar a busca por informações dos pacientes, esses papéis acabam ocupando um espaço valioso que poderia ser usado na ampliação da estrutura de atendimento aos pacientes.


Veja Mais

A nova droga que pode fazer o sistema imunológico 'devorar' tumores

Cientistas norte-americanos testaram uma droga em camundongos que não deixa as células cancerígenas enganarem os macrófagos, responsáveis por devorar invasores do sistema imunológico.
Tratamentos que exploram o sistema imunológico para combater o câncer são uma área crescente de pesquisa para cientistas do mundo todo. Agora, uma equipe de pesquisadores dos Estados Unidos desenvolveu uma droga que ajuda o corpo a "comer" e a destruir células cancerígenas.


Veja Mais

Número de clientes de planos de saúde com mais de 80 anos aumenta 62%

Grupo etário que paga as mais altas mensalidades ao contratar um plano de saúde, os idosos são o público que mais cresce entre clientes de convênios médicos no País, principalmente na faixa a partir de 80 anos. Dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) tabulados pelo Estado mostram que em dez anos o número de beneficiários com mais de 80 anos saltou 62%. O índice é mais que o triplo do registrado no volume geral de clientes (18%) e superior à taxa de crescimento desse grupo populacional no período – de 55%, de acordo com o IBGE.


Veja Mais

Empresas driblam alta de gastos com planos de saúde

Saúde não tem preço, mas cuidar dela tem custos cada vez mais altos. A situação afeta não apenas a folha de pagamento das empresas, mas também a cultura organizacional. Segundo levantamento da consultoria Mercer Marsh Benefícios, o valor médio gasto por colaborador com o seguro saúde disparou 19% entre o ano passado e o anterior e mais do que dobrou nos últimos cinco anos.


Veja Mais

Despesas assistenciais devem ultrapassar R$ 383 bilhões em 2030

As operadoras de planos de saúde devem gastar R$ 383,5 bilhões com assistência de seus beneficiários em 2030. O montante representa um avanço de 157,3% em relação ao registrado em 2017 e acende uma luz de alerta para o setor, segundo a “Projeção das despesas assistenciais da saúde suplementar”, que estamos divulgando hoje.


Veja Mais

Franquia e Coparticipação

Confira as principais regras estabelecidas pela nova resolução da ANS e entenda a diferença em relação ao que hoje está em vigor
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou nesta quinta-feira (28/06), no Diário Oficial da União, a Resolução Normativa nº 433, que atualiza as regras para a aplicação da coparticipação e franquia em planos de saúde. 


Veja Mais

Custos médicos são a quinta preocupação no futuro

Olhar para o futuro é importante para pensar soluções no presente que possibilitem mudanças efetivas e melhorias para os diferentes grupos de pessoas e setores. Essa é uma das tônicas de nossas pesquisas, estudos e divulgações – gerar informação e conhecimento que possibilitem a criação de ferramentas para mudança e sustentabilidade do setor no futuro.


Veja Mais

"Controle e redução artificial do ajuste agravarão a oferta de planos"

Presidente de associação diz que inflação médica é maior em todo o mundo e afirma que custos represados dificultam oferta de contratos individuais.
Reinaldo Scheibe, presidente da Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge), disse, por e-mail, que a decisão judicial agrava o quadro de falta de oferta de planos individuais e pode levar, em caso extremo, até à quebra de operadoras.


Veja Mais

Dandelin oferece alternativa aos planos de saúde

De olho em um cenário em que o Sistema Único de Saúde (SUS) parece insuficiente para atender a população e 70% dos brasileiros não possuem plano de saúde particular, segundo pesquisa do SPC Brasil e CNDL, a startup Dandelin acaba de lançar o seu aplicativo. A plataforma conecta pacientes a médicos, facilitando o agendamento de consultas e socializando os custos reais entre todos os membros de sua comunidade.


Veja Mais

CARTEIRINHA É PASSAPORTE DA DOENÇA

Para diretor financeiro do Sírio-Libanês, lógica atual é insustentável
A maior fatia dos ganhos dos hospitais ainda é gerada pelos materiais e medicamentos consumidos. No paulistano Sírio-Libanês, por exemplo, esses itens geram 52% das receitas. No entanto, há uma percepção geral de que essa fórmula está se esgotando porque estimula a doença — não a saúde. Por essa lógica, quanto mais a situação do paciente se complica, melhor para o hospital e pior para o plano de saúde.


Veja Mais