Notícias

Parceiros da Cidadania firma terceiro acordo de cooperação técnica na Bahia

Com a adesão, já são 33 parcerias consolidadas pela ANS em todo o país
Veja Mais

ANS renova acordo com Unimed-Rio para assegurar direitos dos beneficiários

Novo aditivo visa evitar prejuízos assistenciais enquanto cooperativa se restabelece
Veja Mais

ANS detalha critérios de seleção de operadoras para o 6º Ciclo da Intervenção Fiscalizatória

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) informa que está disponível a Nota Técnica que detalha os critérios para a seleção das operadoras que irão compor o Plano Semestral de Intervenção Fiscalizatória, que será executado no 6º Ciclo de Fiscalização, entre 15 de agosto de 2018 e 14 de fevereiro de 2019.
Veja Mais

ANS concede portabilidade especial e extraordinária de carências

Beneficiários de quatro operadoras têm direito ao benefício; veja quais são
Veja Mais

Atendimento ao consumidor

Pelo Disque ANS, a reguladora presta atendimento gratuito, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h
Veja Mais

Como ajudar seu hospital a adotar inovação e colaboração

O Partners HealthCare, baseado em Boston, é um sistema de assistência médica sem fins lucrativos comprometido com o atendimento ao paciente, pesquisa, ensino e serviço à comunidade local. A empresa há muito tempo é um dos sistemas de saúde mais inovadores dos EUA. Mas muitos hospitais não adotam a mesma cultura de inovação, disse Adrian Zai, diretor de pesquisa da Partners eCare, falando no Fórum de Big Data e Healthcare Analytics da HIMSS na última quarta-feira.
Veja Mais

ANS debate incentivo a melhor desempenho em saúde

Audiência Pública sobre o assunto ocorreu na última terça-feira (12/06) e reuniu cerca de 60 participantes
Veja Mais

Quadro auxiliar do DIOPS – Eventos em Corresponsabilidade

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) informa que as operadoras já podem distinguir o total de eventos indenizáveis referentes aos seus beneficiários, daqueles feitos em decorrência de corresponsabilidade assumida junto a outra operadora, conforme RN nº 430, de 2017, por meio de quadro específico disponibilizado a partir do envio do DIOPS do 1º trimestre de 2018.
Veja Mais

Posicionamento da FenaSaúde sobre ação civil contra o cálculo de reajuste dos planos de saúde

As operadoras de planos de saúde são responsáveis por arcar com o pagamento das despesas que se formam pela variação da quantidade (frequência de uso dos serviços de saúde) e a variação de seus preços (consultas, honorários profissionais, exames, terapias, medicamentos, diárias de internação hospitalares, serviços hospitalares, insumos hospitalares, materiais de consumo, órteses, próteses e materiais considerados especiais).
Veja Mais

ANS recorre da liminar que limitava reajuste de planos de saúde

Se aprovado, recurso abrirá caminho para que a agência aumente preço dos contratos, que deve ser de aproximadamente 10%
Veja Mais

MPPE instaura inquérito para investigar HAPVIDA. Denúncia partiu do CREMEPE

A 17ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor, por decisão do Promotor de Justiça Maviael de Souza Silva, acatando denúncia formulada pelo CREMEPE - Conselho Regional de Medicina de Pernambuco, determinou a instauração de Inquérito Civil para investigar os serviços prestados pelo Plano de Saúde HAP VIDA no Hospital Vasco de Lucena.
Veja Mais

Proibição de capital estrangeiro na assistência à saúde é aprovada em comissão

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (13) o Projeto de Lei 1721/15, da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), que proíbe a participação de empresas ou de capitais estrangeiros na assistência à saúde. A proposta altera a Lei Orgânica da Saúde (Lei 8.080/90) e recebeu parecer favorável do deputado Mandetta (DEM-MS).
Veja Mais

Aprimorar a saúde por meio da Internet das Coisas

Não é novidade falar de como as tecnologias facilitam a rotina nas diferentes áreas e ampliam a eficiência dos serviços para os mais variados setores. Mais do que tendência, a utilização da Tecnologia da Informação (TI) é realidade em nosso dia a dia. Contudo, mesmo em um mundo cada vez mais digital, o setor de saúde (tanto pública quanto privada) ainda segue analógico.
Veja Mais

Doença digital já preocupa Apple, Google e FB

Parece uma ironia do destino, mas no momento em que as empesas de tech marcam sua entrada no setor de Saúde Digital, seus usuários mais assíduos começam a manifestar sintomas de doenças digitais que não existiam até o século passado. E todas diretamente relacionadas ao uso da tecnologia desenvolvida por elas próprias. Sinal dos tempos.
Veja Mais

MORTES POR PRINCIPAIS DOENÇAS NÃO TRANSMISSÍVEIS AVANÇAM 26% NO PAÍS

Levantamento do Estado considera câncer, diabete, doenças cardiovasculares e problemas respiratórios e aponta avanço de 542 mil para 645 mil óbitos/ano desde 2006
Veja Mais

Toxoplasmose: entenda os sintomas e como se prevenir

Mais de 500 casos foram confirmados no município de Santa Maria. G1 responde às principais perguntas sobre a doença.
Veja Mais

Obamacare e a frequência de utilização em saúde

Independente dos erros e acertos, o fato é que o Affordable Care Act (ACA) – ou ObamaCare, como ficou conhecido – sempre gerou grandes discussões nos setores de saúde em todo o mundo. A "Lei de Proteção e Cuidado Acessível ao Paciente" (PPACA, na sigla em inglês), sancionada em 2010, buscou ampliar o acesso de cidadãos dos EUA à cobertura de saúde.
Veja Mais

Liminar concedida ao IDEC para que a ANS não aplique índice superior ao IPCA (5,72%)

Na data de ontem, 12/06/2018, foi concedida na Ação Civil Pública liminar ao IDEC para que a ANS se abstenha de autorizar o reajuste dos planos individuais e familiares correspondente ao período de 2018/2019, por índice superior à inflação do “Setor de Saúde e Cuidados Pessoais”, integrante do cálculo do IPCA medido pelo IBGE, acumulado no período de maio de 2017 a abril de 2018, ou seja, até 5,72%, até decisão judicial em sentido contrário.
Veja Mais

Estudo da Zebra mostra que 90% dos médicos adotarão o uso de tecnologias móveis no leito do paciente até 2022

Entre os benefícios mais esperados estão a melhoria na qualidade do atendimento e a redução de erros na administração de medicamentos.
Veja Mais

Transparência e desperdício: causa e efeito

No último mês, o Jornal Grande Bahia divulgou um artigo que evidencia como a gestão hospitalar está diretamente relacionada com a segurança do paciente, tema que deve ser priorizado pelas diferentes instituições.
Veja Mais

É tempo de fechar hospitais?

Sem que o fato merecesse qualquer manchete, foram fechados 1.797 hospitais privados e eliminados 31.453 leitos
Veja Mais