Notícias

Formulário eletrônico do REA-Ouvidorias 2018

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) informa que está disponível para preenchimento, até 15/04, o formulário eletrônico do Relatório Estatístico e Analítico das Ouvidorias (REA-Ouvidorias) 2018, ano base 2017. Os dados de acesso ao documento foram encaminhados para os e-mails dos ouvidores cadastrados. Em caso de não recebimento, é preciso entrar em contato com a Ouvidoria da ANS pelo e-mail rea-ouvidorias@ans.gov.br, informando o registro da operadora junto à Agência e o e-mail do ouvidor.
Veja Mais

Uber lança serviço de saúde para levar e buscar passageiros em hospitais

Uber lança serviço de saúde para levar e buscar passageiros em hospitais A Uber Health será acionada por estabelecimentos de saúde como clínicas e hospitais para transportar pacientes
Veja Mais

ANS realiza concurso de monografias

Texto deve versar sobre saúde suplementar; inscrições serão abertas no dia 05/03
Veja Mais

Finalmente, um novo ator na arena da saúde

Um dos temas mais abordados no campo da saúde na imprensa internacional foi a integração das empresas Amazon, Berkshire Hathaway, e JPMorgan Chase para atuarem conjuntamente na prestação de serviços de saúde aos seus empregados e dependentes, atingindo um universo de mais de um milhão de pessoas. Apesar dos detalhes da iniciativa ainda não terem sido divulgados, a proposta é semelhante à das autogestões brasileiras. Chamou a atenção a força econômica destas empresas, com a proposta do uso intensivo da tecnologia e os mais modernos modelos de gestão. No entanto, muitos analistas entendem que se trata de um “piloto” para um novo negócio destas companhias e isso afetou o valor das ações de muitas operadoras de saúde e prestadores. Acredito que este último grupo será fortemente atingido pois a proposta seria preparar soluções com alta escala e custos menores. Um exemplo foi o lançamento do Amazon Alexa, com custos a partir de 50 dólares que permite grande interação com os provedores de saúde, inclusive com os prontuários eletrônicos, “coaches”, centros diagnósticos, etc e trazendo o usuário para o centro do sistema.
Veja Mais

MÉDICOS DEVEM RESISTIR À INDUSTRIALIZAÇÃO DA PROFISSÃO

Aos 96, professor de medicina Harvard foi internado e apontou problemas no cuidado do paciente
Veja Mais

PGF já utiliza protesto extrajudicial para cobrar Dívida Ativa

A Procuradoria Federal junto à ANS (PFANS) informa que a Procuradoria-Geral Federal (PGF) já está utilizando o protesto extrajudicial para efetuar a cobrança dos valores inscritos em Dívida Ativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O protesto de Certidões de Dívida Ativa (CDAs) é feito através de sistema eletrônico e antes do ajuizamento da execução fiscal, a critério dos órgãos de execução da PGF.
Veja Mais

Aplicativo para consultas em casa deverá ter registro em conselho e arquivar prontuários

Apps conhecidos como 'Uber de médicos' deverão seguir uma série de regras, entre elas o registro no CFM
Veja Mais

Cai o total de beneficiários com 19 a 33 anos

Você já deve ter visto nossas recentes divulgações sobre a Análise Especial - Saúde Suplementar em Números. Mostramos aqui como o Amazonas foi destaque de crescimento de beneficiários de planos médico-hospitalares e também sobre o aumento da taxa de cobertura para determinadas faixas etárias.
Veja Mais

“Se quiser fazer saúde baseada em valor, você tem que acreditar no modelo”

Este mês conversamos com Omar Ishrak, CEO global da Medtronic, sobre a estratégia da empresa, globalização e sobre saúde baseada em valor. Omar nasceu em Bangladesh, mas se formou engenheiro por King’s College em Londres. Além de presidente e CEO da Medtronic, ele também é co-presidente do World Economic Forum’s Health and Healthcare Community, membro do conselho de diretores da Intel e membro do Conselho de Administração da Sociedade da Ásia.
Veja Mais

Algoritmo do Google prevê doenças cardíacas através dos olhos

Tecnologia é capaz de escanear e analisar a parte de trás de um olho humano
Veja Mais

Nova pesquisa aponta desejo de brasileiro por plano de saúde

Ontem (26/2), o jornal Folha de Pernambuco publicou uma reportagem destacando que 77% dos brasileiros não tem plano de saúde. A reportagem destaca que o custo de manter o plano é o principal fator para os brasileiros não contarem com o benefício, de acordo com pesquisa do SPC Brasil e da Câmara Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL).
Veja Mais

Descubra quem está contratando planos de saúde

Divulgamos recentemente a Análise Especial - Saúde Suplementar em Números. A publicação traz diferentes dados sobre beneficiários de planos médico-hospitalares no país com base nos números disponibilizados pelo ANS Tabnet.
Veja Mais

PLANOS FARÃO MUDANÇAS NA REDE CREDENCIADA COM MAIS AGILIDADE

Usuários devem ficar atentos porque as mudanças na rede de hospitais e médicos podem ficar mais frequentes
Veja Mais

Quanto o câncer custa à economia do Brasil?

Na média, cada vida perdida por câncer no Brasil gera uma perda econômica de US$ 53,3 mil - sem contar os gastos com tratamento de saúde
Veja Mais

O que podemos utilizar da economia comportamental na saúde?

A economia comportamental ficou bastante conhecida no último ano após Richard Thaler ter recebido o prêmio Nobel em ciências econômicas com o tema. Essa área incorpora o estudo da psicologia na análise da tomada de decisão por trás de um resultado econômico. Em especial, a “Teoria Nudge” ou, se preferirem, Teoria do Empurrão, diz como uma pequena parcela do ambiente altera o nosso comportamento. O termo criado por Thaler ajuda a explicar como intervenções podem direcionar as decisões nos mais diversos setores.
Veja Mais

Colaboração com o judiciário em prol da saúde

Nesta sexta-feira (23), tivemos a honra de poder participar de um importante acontecimento na Câmara Municipal de São Paulo: a Sessão Solene de entrega da Salva de Prata ao Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura – COPEDEM. Essa honraria especial é concedida pelo legislativo a entidades que prestam relevantes serviços à sociedade paulistana.
Veja Mais

Privacidade na saúde

As informações sobre a saúde de um paciente estão protegidas pelo sigilo médico. Entretanto, a informatização abre espaço para o vazamento de dados
Veja Mais

Plano Periódico do Monitoramento do Risco Assistencial

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) informa que já está disponível o Plano Periódico do Monitoramento do Risco Assistencial referente aos seguintes períodos: 4º trimestre de 2016, 1º trimestre de 2017 e 2º trimestre de 2017.
Veja Mais

Aumento de beneficiários de planos de saúde é alavancado pelo segmento empresarial

Planos coletivos por adesão e individuais registraram retração, no mesmo período
Veja Mais

Novas regras para clínicas populares

Nós já falamos, aqui no Blog, sobre como os planos mais acessíveis ou “populares” propostos pelo Ministério da Saúde, podem ser um bom instrumento para que mais brasileiros possam ter acesso ao sonho do plano de saúde. No entanto, é importante reforçar que esta modalidade – que ainda está em debate – traz cobertura mais restrita em relação aos planos vendidos hoje no mercado.
Veja Mais

Brasileiro está comendo melhor

Quem nos acompanha sabe que sempre trazemos dados, pesquisas e informações reforçando que a prevenção de doenças e promoção da saúde são elementos fundamentais não só para cada indivíduo, mas também na eficiência dos diferentes sistemas de saúde em todo o mundo.Para tanto, incluir hábitos mais saudáveis na rotina possui papel importante, como alimentação de qualidade e a prática de exercícios físicos.
Veja Mais