Notícias

FenaSaúde participa de audiência pública sobre mudança nas regras dos planos de saúde

Debate reuniu parlamentares e Procons na Assembleia Legislativa de Minas Gerais
Veja Mais

Neste dia das mães, ANS reforça diretrizes da OMS sobre parto

Indicações fazem parte de mudanças efetuadas pelas maternidades brasileiras que integram o Projeto Parto Adequado
Veja Mais

Ações judiciais ameaçam a saúde no país

Quem acompanha informações sobre o setor de saúde sabe que a Judicialização é um tema cada vez mais recorrente e presente na pauta por diferentes razões e necessidades. O crescente aumento das ações judiciais tanto no sistema público quanto privado faz com que, de tempos em tempos, sejamos impactados com notícias e novas informações sobre o tema.
Veja Mais

ANÁLISE DE IMPACTO REGULATÓRIO E DECISÕES BASEADAS EM EVIDÊNCIAS

Avaliação de políticas públicas é prática pouco realizada no Brasil. O debate precisa avançar.
Veja Mais

Roche investe em startups com projetos de gestão de dados em saúde no seu Desafio 2018

O objetivo é incentivar iniciativas capazes de trazer benefícios para a área médica a partir de dados de mundo real
Veja Mais

Mais acesso à saúde

O jornal Gazeta do Povo divulgou nesta semana uma importante reflexão acerca dos planos com franquia e coparticipação. Melissa Kanda, advogada especializada em Direito Médico e à Saúde, mostrou como funcionam as novas modalidades de planos, o que muda com sua aplicação e os benefícios que podem trazer para o sistema de saúde e aos beneficiários.
Veja Mais

Ministro Gilberto Occhi quer planos de saúde alternativos

O ministro da Saúde, Gilberto Occhi, encomendou à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) a retomada da discussão sobre novos formatos de planos de saúde. Em uma iniciativa semelhante à de seu antecessor, Ricardo Barros, que lançou a ideia de planos populares, Occhi defendeu a adoção de alternativas no setor. O objetivo, segundo ele, é garantir o atendimento mais ágil em casos de procedimentos simples.
Veja Mais

Cadri Massuda: Desperdício pode acabar com planos de saúde em 20 anos

Estudos área da saúde estudos calculam desperdícios de 30 a 50% de recursos financeiros mal utilizados
Veja Mais

Idec pede à Justiça suspensão do reajuste dos planos de saúde em 2018

Além de pedido de liminar para impedir que a ANS autorize o reajuste dos planos de saúde individuais, Idec pede o reconhecimento da ilegalidade dos reajustes de 2009 em diante e o ressarcimento aos consumidores prejudicados
Veja Mais

Fazendo a melhor escolha

A redução do desperdício em saúde é algo que falamos constantemente e acreditamos que cada elo da cadeia de saúde pode, e deve, contribuir com a utilização mais eficiente dos recursos. A questão da alta dos custos é um problema central dos setores de saúde em âmbito global e parte da busca por melhores práticas que passa pelo fornecimento de informações à sociedade e aos agentes envolvidos no segmento.
Veja Mais

Ressarcimento: Prazo do 68º ABI é prorrogado

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) informa que o prazo para apresentação de impugnação referente às notificações do 68º ABI (Aviso de Beneficiário Identificado), que se encerraria nesta segunda-feira (07/05), foi prorrogado para o dia 06/06. Essa apresentação é realizada por meio do Protocolo Eletrônico de Ressarcimento ao SUS (PERSUS). O ofício e a nota técnica podem ser baixados através dos links abaixo.
Veja Mais

Anvisa autoriza venda de novos genéricos para HIV e pressão alta

Medicamentos genéricos devem ser ao menos 35% mais baratos
Veja Mais

O USO DA TECNOLOGIA PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DA SAÚDE PRIVADA

A Agência Nacional de Saúde Suplementar publicou recentemente que o número de beneficiários inscritos em planos privados de assistência à saúde no Brasil seria de 47,4 milhões de indivíduos. Em comparação com o número total de brasileiros (208,7 milhões, de acordo com o IBGE), grande parcela da população ainda não possui acesso à saúde privada.
Veja Mais

Ministro da Saúde visita ANS e assina acordo de cooperação

Parceria permite vinculação de dados produzidos pelos sistemas de informação do SUS e da saúde suplementar, aprimorando ressarcimento
Veja Mais

Brasileiro quer sorriso mais saudável

Divulgada nesta semana, a última edição da Nota de Acompanhamento de Beneficiários (NAB) mostrou que o total de beneficiários de planos de saúde médico-hospitalares subiu 0,3% nos 12 meses encerrados em março deste ano. Esse valor representa 128,5 mil novos vínculos no período. Apesar de tímido, o leve avanço representa um grande passo para o processo de recuperação do setor.
Veja Mais

A APLICAÇÃO DO COMPLIANCE NA PROFISSÃO MÉDICA

A profissão médica possui inúmeros pontos de vulnerabilidade, eventualmente ensejadores de responsabilização criminal de envolvidos. Temos os inerentes à profissão, por seu caráter de ciência inexata. E aqueles derivados de comportamentos enraizados entre seus praticantes. É sobre estas últimas que o compliance se foca para a implantação de práticas que permitam o aprimoramento da identificação das ocorrências mais comuns e criação de mecanismos de controle. Implantadas e submetidas a manejo permanente, tais medidas demonstram dupla finalidade, ao permitir a proteção tanto do profissional quanto do paciente.
Veja Mais

Encontro ANS Sul acontece em maio

Inscrições estão abertas; podem participar representantes de operadoras, prestadores de serviços e órgãos de defesa do consumidor
Veja Mais

Como discutir valor em Medicina Diagnóstica?

Como vamos conseguir financiar a saúde no Brasil? Esse é um desafio que preocupa líderes do setor público e privado. Leandro Fonseca da Silva, diretor presidente da ANS costuma dizer que nós temos discutido a necessidade de como financiar, de reformar a previdência social, mas também é preciso pensar em como financiar adequadamente a saúde. Esse foi um dos temas amplamente discutidos no Seminário do SINDHOSP e Fleury sobre o Impacto dos Recursos Diagnósticos na Assistência à Saúde que aconteceu este mês.
Veja Mais

SulAmérica lança serviço de telemedicina

A SulAmérica, maior seguradora independente do País, lança neste mês, em formato pioneiro no mercado nacional, o serviço de telemedicina, que conectará médicos do trabalho a especialistas da rede referenciada para análise conjunta de casos complexos. Trata-se de mais um diferencial da SulAmérica para as empresas clientes de seguro saúde, que passam a contar com uma estrutura dedicada na sede da companhia em São Paulo, localizada no bairro de Pinheiros, para apoio técnico aos médicos do trabalho em situações que envolvam a saúde de colaboradores.
Veja Mais

Agenda da ANS debate programas de indução à qualidade

No evento, reguladora lançou o Projeto de Atenção Primária à Saúde e discutiu melhorias em programas que estimulam a qualificação do setor
Veja Mais

ANS disponibiliza números do setor referentes a março

Dados mostram crescimento de beneficiários e confirmam tendência de estabilidade
Veja Mais